Livro mostra teorias sobre como hormônios influenciam consumo

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"Quer poupar e gastar menos? Aconselhe-se com seu endocrinologista." Essa é a dica do especialista em neuromarketing e biologia do comportamento do consumidor Pedro de Camargo. No livro "Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios..." (Editora Novo Conceito, R$ 24,90), ele cita como os hormônios influenciam o cérebro e o consumo, principalmente das mulheres. Clique nas imagens acima e confira
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BUSCA PELO PRAZER - O especialista Pedro de Camargo diz que nosso cérebro, que comanda os comportamentos com os níveis de hormônios e neurotransmissores, é louco por prazer e busca "aventuras". E a química orgânica faz, muitas vezes, com que a gente cometa erros, comprando demais ou por impulso
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DOPAMINA - Pedro de Camargo diz que a experiência de comprar algo desejado cria euforia e aumenta a liberação de dopamina no cérebro. Conhecida como o neurotransmissor "dê-me mais", a dopamina ativa o centro do prazer em certas partes do cérebro e nos faz ter vontade de repetir a experiência. É por isso que, às vezes, compramos demais
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CHOCOLATE - O chocolate afeta o cérebro de diversas maneiras. Seu consumo produz endorfina, que ajuda a reduzir o estresse e aumenta a sensação de euforia; há, também, a liberação de serotonina, que melhora o humor; e de feniletilamina, que causa excitação. Todas essas sensações nos dão bem estar, o que nos leva a comprar mais
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ESTRADIOL - Segundo Pedro de Camargo, o estradiol, um hormônio fabricado principalmente nos ovários, deixa a mulher com comportamento mais sedutor. Assim, durante a ovulação, ela tende a comprar roupas mais sensuais e maquiagem, porque, mesmo que não perceba, nessa época ela quer se mostrar mais atraente, aumentando suas chances de acasalamento
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TPM - O período anterior à menstruação desliga o botão do bom senso na mulher, diz Pedro de Camargo. O ciclo menstrual libera uma série de hormônios que atuam sobre o córtex orbitofrontal, que tem a função de barrar as decisões impensadas. Com essa função comprometida, a mulher fica mais ansiosa e compra mais por impulso nessa época
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TESTOSTERONA - Os homens também sofrem influência dos hormônios no comportamento. Estudos mostra que, quando os filhos nascem, os níveis de testosterona caem nos homens e eles deixam de lado as preocupações relacionadas ao acasalamento. O resultado é que seus impulsos de consumo mudam: em vez de quererem comprar um carro, eles darão preferência a objetos para casa e tudo o queestiver relacionado à manutenção da prole, segundo o autor do livro "Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios...?
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NEURÔNIO-ESPELHO - Vendedoras bonitas, esbeltas e atléticas fazem você gastar mais do que havia planejado. Isso porque agimos de acordo com os neurônios-espelho, que nos fazem imitar as ações do outro. Você vai querer comprar as roupas que ela usa (geralmente da própria loja), mesmo não tendo consciência disso. Se ela for simpática, vai comprar mais ainda, diz Pedro de Camargo
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CONTROLE - Pedro de Camargo afirma que o controle da química cerebral não é simples. Todas as emoções que sentimos, e até nossos pensamentos, são processos químicos, por isso não é fácil tomar atitudes com datas marcadas. "Não temos livre arbítrio", diz o especialista, e por isso é tão difícil controlar nosso comportamento consumista