Veja o caminho de um avião "zero-quilômetro" da fábrica até a empresa aérea

Armando Pereira Filho/UOL
A compra de um avião "zero-quilômetro" é bem diferente da de um carro normal feito em linha de montagem. Os aviões não ficam prontos para venda imediata e são construídos sob encomenda, com anos de antecedência. Clique nas fotos acima e veja como um avião vai da fábrica para a empresa aérea Mais
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Nariz de um avião 737-800 levantado na linha de montagem da Boeing em Renton (região metropolitana de Seattle, EUA) enquanto está sendo preparado pelos técnicos da empresa; a fábrica produz 42 aviões por mês Mais
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Avião encomendado é fabricado na linha de montagem da Boeing em Renton (região metropolitana de Seattle, EUA). A empresa aérea brasileira Gol retirou em abril de 2014 uma aeronave de um lote pedido em 2008 Mais
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Aviões montados na fábrica da Boeing em Renton (EUA) e prontos para receber pintura das companhias aéreas para as quais foram vendidos Mais
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Pista de testes da fábrica da Boeing em Renton (EUA), que parece um aeroporto. Aviões de diversas companhias ficam estacionados e são testados aí Mais
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Avião se prepara para decolar durante teste na pista da fábrica da Boeing em Renton (EUA); os clientes vão lá pegar diretamente seus aviões "zero-quilômetro" e aproveitam para experimentá-los. Os aviões saem diretamente daí e vão direto para a sede das empresas que os compraram, sem passar por nenhum aeroporto Mais
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Painel de controle de Boeing 737-800 comprado pela Gol e pronto para sua primeira viagem ao Brasil; os testes finais de cinco dias, antes da entrega de um avião "zero-quilômetro", incluem o desligamento de um motor de cada vez durante um voo experimental para checagem dos instrumentos Mais
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Técnico observa preparativos finais na pista de testes da Boeing (EUA) para entrega de modelo 737-800 comprado pela Gol Mais
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Funcionário da Gol inspeciona 737-800 em pista de testes de fábrica Boeing nos EUA, pouco antes da primeira viagem do avião para o Brasil Mais
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Funcionário da Gol confere avião na pista de testes da Boeing; no teste antes de receber o aparelho, os funcionários veem documentos, danos físicos, vazamentos, reparos estruturais, seguindo uma lista de checagem da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Mais
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Técnico da Gol faz exame visual da asa de Boeing 737 comprado pela companhia; fase final de testes antes da entrega final de um avião "zero-quilômetro" dura cinco dias Mais
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A equipe que participa do teste final de um avião antes de sua entrega é formada em geral pelos pilotos (dois comandantes e um primeiro oficial) e por um grupo técnico com quatro integrantes Mais
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Depois de os aviões serem montados, são feitos testes de voo antes que a Boeing entregue o avião. O último deles é chamado de teste do cliente, em que técnicos da companhia aérea conferem o desempenho final Mais
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Os aviões já saem de fábrica pintados com as cores da companhia aérea que os comprou Mais
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No voo inaugural de entrega, o avião vai vazio da fábrica da Boeing nos EUA ao Brasil, só com os técnicos. Não há transporte de passageiros nessa viagem inicial Mais
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O 737-800 retirado pela Gol da fábrica da Boeing em abril não tem autonomia para voar direto dos EUA ao Brasil, então teve de parar em Caracas (Venezuela) para reabastecer Mais
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Boeing 737-800 da Gol faz parada técnica em aeroporto de Caracas (Venezuela) para reabastecer, em sua viagem inaugural, saindo da fábrica nos EUA e indo para o Brasil Mais
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Avião 737-800 da Gol chega ao aeroporto de Confins (região metropolitana de Belo Horizonte, MG), vindo direto da pista de testes da fábrica da Boeing nos EUA. A Gol tem um centro de manutenção em Confins (MG), onde a empresa fez adaptações, como mudanças de poltronas Mais