Airbus quer criar versão ainda maior do cargueiro gigante Beluga

Divulgação/Airbus
Ele é conhecido como Beluga porque lembra a baleia branca que leva esse nome. Também pode ser chamado de A300-600ST ou de Super Transporter. Atualmente, a Airbus possui cinco unidades do avião cargueiro, mas decidiu recentemente aumentar a frota e deixar o compartimento de carga da aeronave ainda maior. Clique nas fotos acima para ver mais
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O Airbus Beluga completou 20 anos em 2014. Ele é feito com base na estrutura do avião A300; uma das mudanças é que a parte de cima foi substituída para aumentar a altura da fuselagem
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O Beluga é feito com base no avião A300; outra mudança é que a cabine de comando foi rebaixada para que a carga possa entrar e sair pela parte da frente do avião
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O cargueiro transporta até 47 toneladas (um Antonov já chegou a levar 253 toneladas). O Beluga tem 56 metros de comprimento e 45 metros de envergadura
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Atualmente, há cinco Airbus Beluga em operação. A empresa decidiu desenvolver e produzir cinco novas unidades, só que maiores, usando a estrutura do A330. O primeiro deve entrar em serviço em meados de 2019. A ideia é usar os novos junto com os antigos, até que esses sejam totalmente "aposentados", em 2025
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Os Belugas são usados, por exemplo, para transportar partes de aviões --como fuselagem, asas ou cauda-- da fábrica dos fornecedores até a linha de montagem da Airbus, em Toulouse, na França, ou em Hamburgo, na Alemanha
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A Airbus também usa os Belugas para prestar serviços de carga para outras empresas, tanto para uso comercial quanto militar
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Na imagem, toda a fuselagem interna de um Airbus A350 XWB cabe dentro do "bagageiro" do Beluga. Com a entrada em operação e aumento de produção do A350 XWB, a fabricante decidiu reforçar seu time de cargueiros
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Na imagem, um Beluga aparece atrás de jatos acrobáticos da "Patrulha da França"
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Quem admira a forma única do Beluga não precisa se preocupar: seu design em forma de baleia não será alterado nas novas versões, garante a fabricante
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O Beluga é usado para transportar partes de aviões até a linha de montagem da Airbus, em Toulouse, na França, ou Hamburgo, na Alemanha