Veja o passo a passo da produção de um iate Reinaldo Canato/UOL O estaleiro da Intermarine é localizado em Osasco, em São Paulo, e produz cerca de 40 barcos por ano. A construção de um iate leva, geralmente, de quatro a seis meses Mais Reinaldo Canato/UOL A fábrica de barcos da empresa está instalada em um terreno de aproximadamente 50 mil metros quadrados e tem atualmente 650 funcionários Mais Reinaldo Canato/UOL Para dar início à construção de um iate, é preciso produzir um contramolde para o casco e outras partes do barco. O contramolde é um modelo a partir do qual será feito o molde para as peças Mais Reinaldo Canato/UOL A partir de um molde é possível começar a produção de vários barcos do mesmo modelo. As fotos a seguir mostram partes do processo de fabricação de um iate de cerca de 24 metros de comprimento Mais Reinaldo Canato/UOL Dentro do molde são colocados os materiais para a construção do casco, como fibra de vidro e resina. Esse processo é chamado de laminação e precisa ser feito também para outras estruturas do iate, como o convés (parte da cobertura superior de um barco) Mais Reinaldo Canato/UOL Na laminação, é feito um "sanduíche" de materiais para que o casco fique resistente. Esse processo demora de 15 a 20 dias, segundo a empresa Mais Reinaldo Canato/UOL Depois de feita a laminação, é feita a chamada pré-montagem com o barco aberto Mais Reinaldo Canato/UOL Nessa etapa, é feita a montagem do conjunto de paredes sobre o casco, a montagem das bases dos tanques e da cabine do marinheiro Mais Reinaldo Canato/UOL O iate Intermarine 80 é um dos barcos fabricados no estaleiro em Osasco. A empresa divide sua produção em três linhas de produtos: de 13 a 23 metros de comprimento, acima de 24 metros de comprimento e superesportivas e potentes Mais Reinaldo Canato/UOL Parte externa do iate Intermarine 80, em processo de fabricação. A pré-montagem é feita primeiro com o barco aberto. Depois, serão "encaixadas" outras partes do iate, como o convés e os móveis Mais Reinaldo Canato/UOL A produção de um iate é feita em várias áreas diferentes da fábrica ao mesmo tempo, como marcenaria, serralheria e tapeçaria. Algumas peças são feitas por fonecedores, caso dos motores dos barcos Mais Reinaldo Canato/UOL Na foto, uma parte do iate chamada superestrutura é montada pelos funcionários da fábrica. O iate terá cerca de 24 metros de comprimento e 6,35 metros de altura Mais Reinaldo Canato/UOL As estruturas externas do iate são feitas na fábrica, que também faz os móveis de madeira que compõem a parte interna do barco Mais Reinaldo Canato/UOL A pintura é outra etapa da fabricação do iate. É preciso fazer o tratamento, acabamento e polimento das superfícies Mais Reinaldo Canato/UOL Um iate também é feito de pequenas peças. Funcionário do setor de serralheria faz o acabamento de dobradiças Mais Reinaldo Canato/UOL A serralheria é um dos setores do estaleiro localizado em Osasco, em São Paulo Mais Reinaldo Canato/UOL Peça é montada no setor de serralheria da fábrica da Intermarine; por ano, são construídos cerca de 40 barcos no local Mais Reinaldo Canato/UOL O setor de marcenaria fabrica os móveis, portas e divisórias dos barcos. A disposição e os modelos dos móveis de cada barco variam, já que são escolhidos pelos clientes antes da montagem Mais Reinaldo Canato/UOL O estaleiro da Intermarine é localizado em Osasco, em São Paulo, e produz cerca de 40 barcos por ano. A construção de um iate leva, geralmente, de quatro a seis meses Mais Reinaldo Canato/UOL Os móveis dos barcos, como sofás, camas e armários, são escolhidos pelos clientes e fabricados no estaleiro Mais Reinaldo Canato/UOL Funcionária da área de tapeçaria faz uma capa para ser utilizada em um dos estofados do iate Mais Reinaldo Canato/UOL Funcionária dá o acabamento em um banco que será utilizado em um dos barcos fabricados no estaleiro Mais Reinaldo Canato/UOL A área de tapeçaria é um dos setores da fábrica em Osasco; na foto, funcionário faz o revestimento de uma das janelas de um iate Mais Reinaldo Canato/UOL Por ano, cerca de 40 barcos são construídos no estaleiro. Na foto, dois iates Intermarine 80 Mais Reinaldo Canato/UOL Este barco deve ser entregue em cerca de um mês. Nesta fase, ocorrem algumas das últimas fases de fabricação do iate, como revestimento das paredes, fixação dos vidros e montagem dos móveis Mais Reinaldo Canato/UOL Na fábrica, os clientes podem escolher a disposição dos móveis e dos "cômodos" do iate, além de encomendar itens opcionais de decoração, como almofadas e outros acessórios Mais Reinaldo Canato/UOL Como os barcos são feitos sob encomenda, a decoração interna varia de acordo com o gosto do cliente Mais Reinaldo Canato/UOL Este iate já está quase pronto para a entrega. Os equipamentos estão instalados e os móveis, todos montados. O iate Intermarine 80 tem cerca de 24 metros de comprimento e 6,35 metros de altura Mais Reinaldo Canato/UOL Uma das quatro suítes do barco, que conta também com churrasqueira, sala de estar e capacidade para 25 passageiros Mais Reinaldo Canato/UOL Área do iate onde ficam os motores. O barco consome 450 litros de diesel por hora e pode navegar por cerca de dez horas sem parar para abastecer, segundo a empresa Mais Reinaldo Canato/UOL A empresa não divulga os preços dos iates, mas o valor médio gasto pelos clientes da empresa é de R$ 6,5 milhões em uma embarcação Mais Reinaldo Canato/UOL A churrasqueira do Itermarine 80, que conta com quatro suítes, quatro banheiros e banheira de hidromassagem opcional Mais Divulgação Antes de partir para o Guarujá, litoral de São Paulo, onde são feitas as entregas dos barcos, o iate passa por testes em uma piscina na fábrica. Lá são feitos testes de vazamentos, de gerador e motores Mais Divulgação Depois dos testes, o barco segue para o Guarujá, no litoral paulista, para ser entregue ao cliente. Geralmente, o processo de fabricação de um Intermarine leva de quatro a seis meses, mas pode chegar a um ano, dependendo do modelo. Mais