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Caviar, lagosta e camarão: veja como era o serviço de bordo da Varig

Por Alexandre Saconi

A Varig, uma empresa aérea brasileira, era reconhecida internacionalmente por seu serviço de bordo sofisticado.

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Desde a década de 1950 até os dias atuais, a aviação passou por mudanças radicais na alimentação a bordo.

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Na época de seu auge, o menu de luxo da Varig incluía pratos como camarão, caviar, churrasco, ganso, lagosta, queijos franceses e veado.

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As bebidas oferecidas incluíam champanhe Dom Perignon, champanhe Moet Chandon, licor Cointreau, licor Drambuie, vinho Châteauneuf-du-Pape e vodka Stolichnaya.

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Mesmo na classe econômica, os passageiros eram servidos com filé mignon.

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A empresa chegou a oferecer 25 mil refeições diárias aos passageiros na década de 1990.

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Entre os pratos destacados estavam Bife Wellington, canapés quentes e frios, cascata de camarão, langouste en Bellevue, supremo de faisão, sushi e vários hors d'oeuvre.

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As refeições incluíam entrada, prato principal, salada, sobremesa, queijos e café, sendo servidas em almoço, jantar e café da manhã.

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Todas as refeições eram preparadas antes do embarque para facilitar o serviço a bordo.

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A maioria dos pratos era servida em porcelana japonesa Noritake, com copos de cristal ou vidro e talheres de aço inox.

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Na década de 1990, a cozinha da Varig no Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro era a maior da empresa, produzindo dez mil refeições por dia e 6.000 sobremesas diárias.

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O refinamento do serviço de bordo da Varig começou na década de 1950, quando o presidente Ruben Berta convidou o chef austríaco Max von Stuckart para melhorar a oferta gastronômica.

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Max von Stuckart transformou os pratos da Varig em uma experiência de alta qualidade, concorrendo com restaurantes e outras empresas aéreas.

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Os menus da Varig eram variados e ofereciam diversas opções aos passageiros, muito além do simples "carne ou massa" comum hoje em dia.

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Gostou? Para mais curiosidades como essa, acesse a coluna Todos a Bordo, do UOL Economia.

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Publicado em 28 de setembro de 2023.