Confira as datas de pagamento do PIS 2024 e veja tabela do abono salarial

Por UOL

O governo federal divulgou o calendário de pagamentos do PIS/Pasep para 2024, referente ao ano-base 2022.

Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Os trabalhadores do setor privado e servidores públicos já começaram a receber seus pagamentos desde o dia 15 de fevereiro.

iStock

Estima-se que cerca de 24,5 milhões de trabalhadores serão beneficiados em 2024, totalizando um valor de R$ 23,9 bilhões.

iStock

Os desembolsos seguem a sequência do mês de nascimento do beneficiário, tanto para o PIS quanto para o Pasep, iniciando em 15 de fevereiro e terminando em 15 de agosto.

iStock

Os trabalhadores podem verificar sua elegibilidade ao abono por meio do portal gov.br ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O calendário segue a seguinte ordem: Janeiro e Fevereiro: a partir de 15 de fevereiro / Março e Abril: a partir de 15 de abril / Maio e Junho: a partir de 15 de maio / Julho e Agosto: a partir de 17 de junho / Setembro e Outubro: a partir de 15 de julho / Novembro e Dezembro: a partir de 15 de agosto

iStock

Têm direito ao abono aqueles que receberam até dois salários mínimos mensais, estão inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2022, e tiveram seus dados corretamente informados pelo empregador ao governo.

Ronaldo Silva/PhotoPress/Estadão Conteúdo

Exceções ao Abono: Algumas categorias não têm direito ao abono, como empregados domésticos e trabalhadores rurais empregados por pessoa física.

FG Trade/Getty Images

O valor do abono é proporcional aos meses trabalhados em 2022, sendo R$ 117,67 por mês trabalhado.

Getty Images

Os trabalhadores podem consultar o valor a que têm direito e verificar sua situação por meio dos canais disponíveis do governo.

Nordwoord Themes/Unsplash

O abono salarial é um importante benefício para milhões de trabalhadores brasileiros, auxiliando no complemento da renda familiar e contribuindo para a movimentação da economia nacional.

Getty Images/iStock

Para mais informações, acesse UOL Economia.

Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Publicado em 13 de Maio de 2024.