Golpe usa nome de bilionários, como Jeff Bezos e Buffett, que doarão fortunas

Por Mariana Rodrigues

Alguns bilionários, como Bill Gates, Jeff Bezos e Warren Buffet, prometem doar a maior parte de suas fortunas para a filantropia, inspirando movimentos como o "Giving Pledge."

Justin Tallis/Pool via Reuters

Fundado em 2010 por Gates e Buffet, o movimento "Giving Pledge" tem 242 signatários em nove países, incluindo o Brasil, com David Velez, do Nubank.

Lucas Jackson/ Reuters

Apesar das promessas, a Forbes revela que os 400 mais ricos dos EUA doaram menos de 6% de seus patrimônios líquidos combinados em 2023.

Gerd Altmann/ Pixabay

Golpistas têm enviado e-mails fraudulentos prometendo uma parte da fortuna de bilionários a destinatários aleatórios.

iStock

Tweets e alertas mostram golpes envolvendo Jeff Bezos, Warren Buffet e outros, oferecendo dinheiro a destinatários por meio de esquemas fraudulentos.

Getty Images

Utilizando notícias reais sobre doações filantrópicas, golpistas criam e-mails falsos para enganar as pessoas.

PeopleImages/iStock

Jeff Bezos não é signatário do "Giving Pledge," mas seu nome é usado em golpes, aproveitando sua intenção anunciada de doar parte de sua fortuna.

Blue Origin/AFP

Golpistas visam roubar dinheiro ou informações de identidade, não escolhendo beneficiários aleatórios para doações filantrópicas.

Kacper Pempel/Reuters

Ao receber e-mails, é essencial verificar o remetente, desconfiar de erros ortográficos e não responder a ofertas boas demais para serem verdade.

Maxim Ilyahov/Unsplash

Ao receber ofertas suspeitas, é recomendável pesquisar o site mencionado no e-mail, digitando manualmente a URL no navegador para evitar phishing.

Pixabay

Evite utilizar informações pessoais, como datas de aniversário, como senhas, pois podem ser facilmente obtidas na internet.

iStock

Para mais informações, acesse UOL Economia.

iStock
Publicado em 16 de fevereiro de 2024.