Entrega atrasou? Saiba o que fazer

Guilherme Zamarioli/UOL

Fale com a empresa

Pelo Código de Defesa do Consumidor, o atraso na entrega é descumprimento de oferta

Ligue para a empresa e peça providências

Quais são seus direitos?

Desistir da compra

Pode pedir a devolução de tudo o que pagou. Outra opção é deixar como crédito para outra compra

Escolher outro produto equivalente

Se valor for menor, empresa deve devolver a diferença. Se for maior, consumidor pode ter que pagar a diferença

Exigir o cumprimento forçado da entrega

Nesse caso, é preciso ter uma decisão da Justiça

Se não funcionar?

Deve buscar os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon

Indenização

Se o atraso na entrega causou prejuízo, o consumidor pode pedir uma indenização na Justiça
Publicado em 19 de junho de 2020.
Reportagem: Thâmara Kaoru -- Arte: Guilherme Zamarioli -- Fontes: Fernando Capez, Secretário de Defesa do Consumidor do Procon-SP e Igor Marchetti, advogado do Idec.