Quando o PIS 2024 será pago para quem nasceu em agosto e setembro?

Por UOL

O governo federal iniciou o cronograma de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep 2024, referente ao ano-base 2022.

Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Beneficiários: Trabalhadores do setor privado e servidores públicos receberão o benefício conforme o mês de nascimento e o reajuste do salário mínimo.

Ronaldo Silva/PhotoPress/Estadão Conteúdo

Indivíduos nascidos em agosto já foram contemplados desde 17 de junho; nascidos em setembro receberão a partir de 15 de julho.

iStock

Número de Trabalhadores: Aproximadamente 24,5 milhões de trabalhadores serão contemplados com o abono salarial.

Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O total a ser distribuído é de R$ 23,9 bilhões, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego.

iStock

O pagamento segue a ordem do mês de nascimento do beneficiário, aplicável tanto para PIS quanto para Pasep, de 15 de fevereiro a 15 de agosto.

Luís Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo

Desde 5 de fevereiro de 2024, os trabalhadores podem verificar se têm direito ao abono no portal gov.br ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Calendário de Pagamentos do PIS 2024: Janeiro: 15 de fevereiro; Fevereiro: 15 de março; Março: 15 de abril; Abril: 15 de abril; Maio: 15 de maio; Junho: 15 de maio; Julho: 17 de junho; Agosto: 17 de junho; Setembro: 15 de julho; Outubro: 15 de julho; Novembro: 15 de agosto; Dezembro: 15 de agosto.

iStock

Critérios de Direito ao PIS: Receberam até dois salários mínimos mensais em 2022. Inscritos no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos. Trabalharam com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2022. Dados corretamente informados pelo empregador ao governo.

Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Exclusões do Abono: Empregados domésticos. Trabalhadores rurais empregados por pessoa física. Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física. Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica.

FG Trade/Getty Images

Valor do Abono: O valor é proporcional ao período trabalhado com carteira assinada em 2022, com o benefício máximo igual ao salário mínimo de 2024, que é R$ 1.412.

iStock

Para saber mais, acesse UOL Economia.

Luís Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo
Publicado em 10 de julho de 2024.