Cerca de 10,5 milhões de brasileiros ou seus herdeiros têm valores esquecidos no antigo fundo do PIS/Pasep, totalizando R$ 26 bilhões, segundo o Ministério da Fazenda.
Podem receber os valores trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988 e seus herdeiros, caso o titular tenha falecido.
Ronaldo Silva/PhotoPress/Estadão Conteúdo
A Fazenda divulgou um calendário de saques, e os valores começam a ser disponibilizados a partir do final deste mês.
Desde setembro de 2023, cerca de 25 mil trabalhadores, herdeiros ou beneficiários já solicitaram o saque do dinheiro na Caixa.
Priscila Zambotto/Getty Images
Agora, além do atendimento presencial, é possível consultar e solicitar o resgate pelo site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS.
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para acessar o Repis Cidadão, é necessário login nível prata ou ouro no gov.br. O sistema informa se há valores disponíveis vinculados ao CPF ou PIS/Pasep.
No aplicativo do FGTS, basta acessar a opção "Ressarcimento PIS/Pasep" para verificar se há saldo disponível e solicitar o resgate.
Nordwoord Themes/Unsplash
Os pagamentos serão feitos exclusivamente em contas da Caixa, como Poupança Caixa, Conta Corrente Caixa e Poupança Social Digital.
Também é possível movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem para pagar contas, fazer transferências e compras com cartão de débito virtual.
Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo
Para saber mais, acesse UOL.
Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo