IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Décimo terceiro não é bônus ou benefício

03/12/2014 12h20

Você é daqueles profissionais que pensam que o 13º é um benefício que sua empresa oferece? Sempre acreditou que é um bônus ou mesmo uma gratificação de Natal? Então está na hora de despertar para a realidade!

Os taxistas de Salvador decretaram que vão circular com bandeira dois durante todo o mês de dezembro, independentemente da hora do dia. Eles alegaram que são profissionais liberais e, por isso, não possuem o “benefício” do 13º em suas contas bancárias.

Está aí uma prova da visão distorcida de profissionais do que acontece nas organizações brasileiras. Meu objetivo é propor uma nova perspectiva, uma reflexão e um olhar crítico a respeito do que nos dizem nas empresas e acabamos acreditando sem questionar.

Dinheiro não é benefício

O 13º salário foi projetado no governo de Getúlio Vargas, mas só na década de 60 passou a ser garantido pela lei. O fato de receber 13º em dezembro faz pensar que são 13 salários em um ano, mas não é bem assim.

Existem meses do ano que têm quatro semanas e outros com cinco semanas. Nos meses de cinco semanas, você trabalhou uma semana inteira a mais, mas seu salário no final do mês não mudou. Ele continua correspondendo ao trabalho de quatro semanas.

O que aconteceu com esta semana a mais? Ela será devolvida em forma de 13º. Ele, portanto, não é um brinde que Papai Noel trouxe para você. Ele é seu direito trabalhado. É um “mês fictício”, que cria a ilusão de um benefício. Eu convido você a fazer o cálculo com seu próprio salário.

Portanto, caros taxistas baianos, o que estão fazendo com o cliente está errado. O ideal seria que planejassem melhor seus ganhos e gastos durante o ano, e reservassem uma verba para gastar em dezembro.

Saibam que o profissional que atua em uma empresa não recebe benefício algum. Basicamente, a empresa reteve o dinheiro deles durante o ano inteiro e só devolve no final do ano.

Vale a ressalva: as empresas só cumprem o que está na lei. Se algo tem que mudar, deve ser nossa CLT [lei trabalhista], que já não corresponde ao esquema de trabalho atual, mas isso é tema para outro artigo.

Uma última reflexão: segundo prevê a lei, as empresas podem pagar o 13º em algumas parcelas durante o ano, mas obrigatoriamente uma parte deve ser paga em dezembro. Já se perguntaram o porquê?

Não acredito que seja para que o trabalhador tenha um Natal mais próspero. Pense bem, o que todo brasileiro tem de pagar no mês de janeiro? Todos os impostos do governo. Será coincidência?

Independentemente da nossa realidade e quanto ainda temos de evoluir, você pode fazer algo imediatamente: reveja seus padrões de consumo no mês de dezembro e se planeje. Isso sim, trará a liberdade que todo profissional busca em sua carreira.

Gostou do artigo? Então compartilhe!