Topo

Não inveje o sucesso profissional dos outros; foque em suas metas

Imagem: Thinkstock

29/10/2015 06h00

O fenômeno da internet mudou a forma como fazemos negócios hoje em dia. É possível ganhar dinheiro e construir uma carreira meteórica por meio das redes sociais. Rompemos as barreiras físicas e ganhamos o mundo, tornando o computador uma vitrine. O marketing digital está a todo vapor para ajudar a vender produtos e serviços.

Mas, e quando falamos de uma pessoa? Ou melhor: quando falamos de cada profissional em uma empresa? Será que a regra é a mesma?

Vejo inúmeros profissionais que, na busca por aprovação, atenção e reconhecimento, postam informações, acreditando que vão experimentar o tal sucesso profissional com as curtidas e comentários que recebem.

Há uma carência por trás de tanta exposição virtual. Uma carência que o profissional quer suprir pela aprovação e aceitação do outro.

Comparação nas redes pode gerar angústia

Recebo alguns relatos de profissionais que estão construindo muito bem suas carreiras, mas se sentem extremamente angustiados pela comparação virtual.

Como todos postam fotos de bons momentos, acreditam que os outros estão mais felizes do que eles. Acham que o outro é sempre mais: que ganha muito mais dinheiro, que é mais reconhecido na empresa, que trabalha num lugar mais legal, que sempre viaja a trabalho para lugares incríveis, que tem um chefe mais bacana.

Nessa comparação sem sentido, as pessoas se sentem fracassadas e tendem a desistir de suas metas no meio do caminho. 

Não acredite em tudo o que vê

Nem tudo o que algumas pessoas postam nas redes sociais sobre sucesso profissional é verdade.

As redes sociais são um instrumento perfeito para tentar passar a melhor imagem possível. Desta forma, as pessoas utilizam vários elementos para criar uma imagem idealizada de si mesmas para vender aos outros.

Qual retorno efetivo, seja ele financeiro ou emocional, que as curtidas, número de seguidores e quantidade de visualizações lhe proporcionam? Pense bem: é pura ilusão. Com ela, poucos espertos ganham muito dinheiro distraindo os outros.

Entendo que a comparação é positiva, nos faz melhorar. O problema não é a comparação, mas sim com quem você se compara.

Conheço muitos bons profissionais que apresentam resultados fantásticos e servem de inspiração para continuarmos a agir na direção de nossas metas quando a vida fica pesada demais, mas tenho a impressão de que a minoria tem essa boa intenção.

Foque em suas metas

Cuidado, portanto, com quem você tem se comparado. Uma carreira de sucesso nem sempre se constrói na velocidade 4G. Pare de ficar angustiado com o que lê por aí e foque em suas metas do mundo real. A trajetória de carreira é diferente para cada pessoa.

Use a internet a seu favor, de maneira estratégica para potencializar seus resultados e objetivos profissionais.

Não acredite em tudo o que dizem por aí sobre salários, cargos e patrocínios. No mundo virtual, por enquanto, pode tudo, mas a verdade ainda se baseia em fatos. Ao final do dia, o que realmente importa é o seu saldo disponível em conta corrente.

É claro que uma selfie ou outra não faz mal a ninguém, não é mesmo? Sempre recomendo que cada profissional cuide bem de sua imagem. O que devemos é dar atenção e ter cuidado com o excesso. A responsabilidade sobre a sua carreira é somente sua. Foco total, portanto, na sua caminhada.

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe!
 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não inveje o sucesso profissional dos outros; foque em suas metas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Empregos e Carreiras