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Só diz "sim" no trabalho? Aprenda a negar para não ficar sobrecarregado

Daniela do Lago

Daniela do Lago

  • Orlando/UOL

O profissional que não sabe dizer "não" é rápido em concordar com os outros, mas geralmente lento ao agir. Deixa um rastro de desculpas e promessas não cumpridas. Embora não agrade ninguém, ele faz de tudo para deixar os outros felizes.

As pessoas que só dizem "sim" frequentemente se sobrecarregam na tentativa de conduzir a vida de acordo com os desejos das outras pessoas.

Esses profissionais têm um direcionamento forte para lidar com pessoas, não com tarefas e, às vezes, não sabem o que fazer para cumprir suas promessas, nem sequer pensam nas consequências daquilo que se comprometem a fazer.

Geralmente se sentem muito mal quando não conseguem realizar algo, mas, ainda assim, não assumem a culpa: há sempre alguma circunstância fora de seu controle que o impediu de cumprir o prometido.

Para agradar a todo mundo e evitar confrontos, a pessoa que não sabe dizer "não" concorda com tudo sem pensar no que está fazendo. Ela reage rapidamente às demandas mais recentes, mas esquece os compromissos anteriores, sobrecarregando-se até ficar sem tempo para si. Acaba, então, ficando ressentida.

Para driblar esse comportamento irresponsável, o ideal é que você consiga seguir as dicas abaixo:

1 - Pare de querer agradar a todos

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Esse é o objetivo da pessoa que não sabe dizer "não"! Ela concorda com qualquer solicitação, sem pensar nas consequências. Como, em geral, promete muito e realiza pouco, ela deixa os outros furiosos. Nas poucas vezes em que cumpre suas promessas, a pessoa do "sim" deixa os outros felizes, mas ela mesma se ressente, porque todas as suas escolhas foram feitas com base nas demandas dos outros.

A melhor forma de agradar os outros é cumprir o que prometeu.

Se já sabe que não terá tempo de fazer tal tarefa, melhor que diga "não" no momento do pedido. Seja firme e explique as razões que não poderá se comprometer com aquele pedido naquele momento.

Sempre digo que é melhor ficar com a cara vermelha na frente de uma pessoa ao dizer "não" uma única vez, do que ficar com a cara amarela por toda a vida!

2 - Não tema a rejeição

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Quando as pessoas querem se integrar e temem a rejeição, fazem de tudo e se desdobram nessa busca pela aprovação. Elas não hesitam, por exemplo, em sacrificar suas necessidades pessoais para agradar aos outros.

Em algumas situações, assim que você diz "sim", já começa a sentir um desconforto interno. Isso acontece porque, na verdade, você aceitou fazer algo que não queria ou não poderia.

Esse sentimento de sufocamento pode acabar fazendo com que você deixe suas reais vontades e necessidades de lado em detrimento de coisas menos importantes.

Você será muito mais aceito pelos colegas de trabalho e pelo chefe se for verdadeiro e entregar aquilo que se comprometeu do que dizer "sim" para tudo e não cumprir com o acordado.

3 - Seja solícito com moderação

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A sensação de sentir-se obrigado a fazer coisas para os outros colegas no trabalho também dificulta na hora de dizer não. Oferecer ajuda e esforçar-se para auxiliar os outros é uma grande virtude, mas isso não pode fazer com que você deixe suas próprias obrigações de lado.

Nem sempre será possível abraçar o mundo e você precisa se certificar de que está fazendo o melhor do seu trabalho antes.

Para poder dizer "sim", você precisa ter claro suas prioridades maiores, e ter a coragem – de um modo educado, sorridente, mas sem se desculpar – para dizer "não" às outras atividades.

Tenha em mente que você está sempre dizendo "não" a alguma coisa. Se não é para coisas urgentes e evidentes na sua vida, provavelmente é para coisas mais fundamentais, mais importantes. Dizemos "sim" ou "não" para as coisas diariamente, ou melhor, várias vezes por dia.

É preciso aprender a dizer "não" para poder dizer "sim" mais tarde.

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Daniela do Lago

Daniela do Lago é especialista em comportamento no trabalho, coach de carreira, mestre em administração e professora.

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