IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Por que não podemos simplesmente pedir demissão e sair para fazer algo novo?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

03/03/2017 04h00

Histórias corajosas de profissionais que largaram “tudo” para seguir numa nova carreira podem inspirar algumas pessoas, mas outras se sentem incapazes e até intimidadas. Por quê?

Porque apesar de sonharmos com uma mudança de carreira, muitas vezes nos falta coragem para isso. Metade dos trabalhadores ocidentais está insatisfeita com seus empregos, mas cerca de um quarto dessas pessoas é temeroso demais para embarcar em qualquer mudança, aprisionado por seus medos e sua falta de confiança.

“Se o mergulhador preocupa-se apenas com o tubarão, jamais colocará as mãos na pérola” disse Sa'di, um poeta do século 13. Belas palavras, mas esse tubarão pode estar constantemente em nossas mentes, impedindo-nos de mergulhar num futuro diferente, principalmente em momentos de crise econômica a qual o Brasil esta atravessando.

Não sei se é seu caso, mas em minha prática como coach de carreira, a maioria dos profissionais já identificou uma variedade de carreiras com perspectiva de um trabalho realizador. Mas como criar coragem para mudar?

Como fazer as escolhas certas ao longo do caminho? O primeiro passo é checar a forma como pensa sobre você e sua carreira. 

Pensamento positivo é a solução?

Embora nossos pensamentos influenciem nosso humor, comportamentos e reações físicas, o pensamento positivo NÃO é a solução para os problemas da vida. A maioria das pessoas ansiosas (eu me incluo nessa) fica muito irritada quando ouve alguém dizer que “ter apenas pensamentos positivos” é a saída.

Pensar não é o mesmo que fazer. Dar o primeiro passo rumo ao desconhecido requer muito mais do que nos alimentarmos de pensamento positivo. Checar a forma como você pensa sobre sua carreira é compreender de fato a psicologia do medo, e por que a ideia de mudar de profissão pode criar tanta ansiedade.

Acredito que tememos que o trabalho novo não nos ofereça a satisfação esperada, que não sejamos bem-sucedidos no novo campo, que estamos velhos demais para mudar, que não possamos assumir risco econômico ou então que não possamos retornar ao nosso antigo emprego caso o plano não dê certo.

Qual é o seu medo?

Entender primeiro qual é o seu medo te deixará confiante para agir na direção do que realmente deseja.

Comece testando na realidade, assumindo projetos desse novo rumo profissional paralelamente a sua atividade principal. Uma coisa é você achar que tem talento para algo, outra coisa é vivenciar a realidade.

Vale a ressalva de que esse projeto no início provavelmente não será remunerado. Eu mesma, quando senti vontade de iniciar carreira como professora e ministrar aulas, procurei um coordenador da universidade que tinha estudado e me candidatei a ser monitora de outro professor. Aos poucos comecei a preparar aulas e por mais de ano ministrei aulas gratuitamente para adquirir experiência. Fiz isso em paralelo ao meu trabalho como executiva numa empresa multinacional na época. Após esse período mostrando bons resultados na avaliação dos alunos, fui contratada como professora da universidade e então comecei minha mudança de carreira.

Reserva financeira

Faca uma reserva financeira para manter seu padrão de vida por pelo menos um ano de trabalho. Essa questão é a mais complexa para nossa realidade brasileira. É exatamente por esse motivo que a maioria dos brasileiros insatisfeitos com trabalho atual não pode simplesmente largar tudo e recomeçar em algo novo, pois tem contas a pagar. Ter responsabilidades financeiras e familiares não é um privilégio exclusivo seu!

Até quando essa realidade de “aguentar meu trabalho atual porque tenho contas a pagar” servirá como uma desculpa para você não se mover?

Quando é que vai começar a se mexer e colocar foco e energia em algo que realmente faca diferença tanto na sua vida, quanto na vida das demais pessoas?

Quase todo mundo que contempla uma mudança de carreira se sente profundamente ansioso frente a essa possibilidade. A grande sacada é começar a agir! Faça algo por você hoje. Não tenha medo de ser iniciante numa nova carreira, tenha medo de nunca começar.

Dados de pesquisa desse artigo foram coletados do Dream Research (http://zip.net/bntFCZ - link encurtado e seguro)

Quer saber mais sobre assuntos relacionados a sua carreira?

Siga-me nas redes sociais, que sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas.

Instagram: @danieladolago
Facebook: Daniela do Lago Treinamentos