Já sofreu uma injustiça no trabalho? Veja 5 dicas para lidar com a situação

Já dizia aquele ditado: “Quem conta um conto aumenta um ponto” e esse “diz que me diz que” no trabalho acontece quase que todos os dias deixando muita gente descontente, triste e com aquela sensação de injustiça.
Toda situação pode ter perspectivas diferentes. O problema está na interpretação do ocorrido, e sua imagem pode ficar “arranhada” porque alguém contou primeiro uma versão equivocada sobre aquele evento para o chefe.
Observo que, devido à falta de tempo para se atentar aos dilemas de seus colaboradores, muitos chefes erram e tomam decisões equivocadas confiando na interpretação alheia. É difícil julgá-los-- porque realmente o exercício da liderança não é fácil-- mas a posição de quem está sendo injustiçado é de lascar!
Muitos líderes não foram preparados para assumir cargos de liderança, muitos deles chegaram lá porque foram excelentes técnicos, mas lidar com gente requer habilidades comportamentais específicas que passam longe das técnicas. Infelizmente, em alguns casos perde-se um excelente técnico e ganha-se um péssimo líder.
Eu mesma já vivenciei os dois lados: cometi erros interpretando situações sob a minha perspectiva e também já fui inúmeras vezes mal interpretada e julgada no trabalho. A diferença é que tanto eu quanto vários líderes, quando percebemos um erro, buscamos corrigi-los imediatamente. Porém, nem todo líder dá o braço a torcer quando erra, e a corda pode estourar para seu lado.
Pensando nisso, listei abaixo algumas dicas para lidar com essa situação de injustiça no trabalho:
1 - Avalie os prós e os contras de suas reações
Analise o que pode acontecer se falar com chefe e o que pode acontecer se não falar. Às vezes ter paciência e esperar a situação “esfriar” pode ajudar você a tomar decisões melhores.
2 - Saiba o que quer
Decidiu que vai falar com o chefe? Primeiro planeje e saiba o que deseja e espera dele numa próxima situação. Importante que saiba disso antes de falar com o chefe, pois na hora da conversa ajudará a focar na solução, e não no problema.
3 - Seja claro
Pontue o fato levando ao seu superior o descontentamento justificado. Descreva situação e não interprete. Tire seu julgamento da história. Lembre-se de reagir de forma positiva, sendo claro e especifico na forma de comunicar.
4 - Não seja injusto
Lembre-se que no trabalho não iremos gostar de todo mundo que convive conosco, mas isso não pode e nem deve ser motivo para interpretar e julgar negativamente uma situação. A capacidade de compreender que as pessoas são imperfeitas e que, assim como você, apenas querem fazer um bom trabalho, lhe ajudará a ser mais empático.
5 - Saiba ouvir
Se você for líder, a palavra chave da liderança é ouvir, ouvir e ouvir. A liderança requer ponderação, e a única forma que se consegue tal feito é por meio da escuta ativa. Quando alguém lhe trouxer um problema, busque prestar atenção ao fato em si e procure escutar os envolvidos para não cometer nenhuma injustiça. Nem sempre você acertará, mas faça sua parte, pois essa é a única função do líder.
Perdem-se muitos talentos nas empresas pela falha do líder na interpretação dos fatos. Se você sofre qualquer injustiça, ser paciente nessas circunstâncias não significa gostar dos golpes que recebe, mas reconhecer que eles fazem parte da vida. Apesar do sofrimento que esses golpes provocam, não devemos optar pela amargura, pela vingança ou pelo desespero, e sim arregaçar as mangas e enfrentar o desafio com esperança.
A verdade sempre aparece! Confie.
Quer saber mais sobre assuntos relacionados a sua carreira? Siga-me nas redes sociais, que sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas.
Instagram: @danieladolago
Facebook: Daniela do Lago Treinamentos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.