Bolsas

Câmbio

É possível ter amigos verdadeiros na empresa ou a competição estraga tudo?

Daniela do Lago

Daniela do Lago

  • Getty Images

Qual é a sua opinião sobre amizades no ambiente de trabalho? Essa pergunta é a que muitos líderes me fazem sobre conduta que devem tomar com sua equipe de trabalho.

Boas relações são a espinha dorsal de organizações bem sucedidas.

Se você trabalha com pessoas de que gosta e respeita, e se elas também gostam de você e o respeitam, você provavelmente gosta de trabalhar.  Mas se você está em um trabalho onde fica constantemente na defensiva, desprezado ou excluído, você provavelmente caminha para uma infelicidade profunda –se é que já não chegou lá. Mesmo que diga a si mesmo que a situação é tolerável ou que você não precisa de amigos no trabalho, isso não é verdade.

A Gallup descobriu que relacionamentos de trabalho próximos aumentam a satisfação dos funcionários em 50% e que pessoas cujo melhor amigo é colega de empresa tem sete vezes mais chances de se envolver plenamente com o que fazem.

Porém, observo em nossa cultura brasileira, que a forma de encarar amizade no trabalho ainda é carregada de muita confusão e crenças desatualizadas. Muitas pessoas entendem que amigo é aquele que fará tudo por você, sempre o apoiará nas decisões (mesmo aquelas erradas) e não haverá cobrança. Sejamos honestos: no trabalho isso será impossível.

Como então desenvolver amizade verdadeira na empresa em que o clima é de competição? Como estabelecer essa boa relação com pessoas que pensam bem diferente de mim?

Para que amizade dê certo no trabalho, é preciso saber separar as questões pessoais das profissionais para não prejudicar nem a empresa nem a si mesmo nem as pessoas ao seu redor. A amizade no ambiente de trabalho é saudável e benéfica para a organização, quando esta é acompanhada pelo profissionalismo exigido na empresa. Equilibrar as questões profissionais com as amizades requer maturidade por parte dos envolvidos.

Você sabe diferenciar as suas preferências pessoais do coleguismo profissional? Isso quer dizer que, independente da sua afinidade com uma ou outra pessoa, existem outros colegas que trabalham em conjunto na organização e que devem ser respeitados, nunca excluídos de tarefas nas quais serão úteis ou deixados de lado em assuntos que são pertinentes a eles.

O respeito mútuo é a chave e o caminho para amizade. Tome cuidado para não tomar decisões entre os seus amigos sem comunicar a todos os envolvidos.  Quando existe respeito, nos motivamos a resolver conflitos de modo que todos ganhem. E quando acreditamos que seremos aceitos por quem somos, que temos papéis importantes a desempenhar e que somos parte de uma equipe, estamos mais comprometidos com os objetivos coletivos.

Relações positivas e de amizade são importantes no trabalho por razões estritamente humanas. Desde os primórdios, as pessoas se organizam em tribos, que trabalham e se divertem juntas. Hoje as empresas são nossas tribos. Queremos trabalhar em um grupo ou empresa que nos orgulha e nos inspira a dar o melhor de nós mesmos.

Emoções positivas pelo sentimento de ser valorizado profissionalmente têm uma série de benefícios: nosso cérebro funciona melhor, somos mais criativos e adaptáveis, temos mais energia, tomamos decisões mais inteligentes e lidamos melhor com a complexidade. É simples: pessoas felizes funcionam melhor do que as infelizes.

É hora de reivindicar o direito de ter ambiente de trabalho mais decente e amigável. Também queremos que as pessoas se preocupem conosco e nos valorizem como seres humanos. E precisamos fazer o mesmo com elas.

Para começar, vamos substituir crenças desatualizadas por um novo entendimento do que podemos esperar do trabalho e uns dos outros.

Isso nos ajudará a criar locais de trabalho que respeitam nossa humanidade e promovem a decência comum e o sucesso sustentável, em que as ideias, as necessidades e os desejos são importantes, assim como a amizade em nossa vida.

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe! Quer saber mais sobre assuntos relacionados a comportamento no trabalho? Siga-me nas redes sociais, nas quais sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas.

Instagram - @danieladolago
Facebook - treinamentos Daniela do Lago

Daniela do Lago

Daniela do Lago é especialista em comportamento no trabalho, coach de carreira, mestre em administração e professora.

UOL Cursos Online

Todos os cursos