IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Brasil perde Paulo Gaudencio, autor de livro best seller sobre liderança

O psiquiatra e escritor Paulo Gaudencio (de marrom), que morreu semana passada - Via de Acesso
O psiquiatra e escritor Paulo Gaudencio (de marrom), que morreu semana passada Imagem: Via de Acesso

19/06/2017 16h38

O Brasil perdeu nessa quinta-feira, 15, um de seus filhos mais brilhantes, Paulo Gaudencio. Médico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em psiquiatria pela Associação Médica Brasileira. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação da USP, PUC e diversas outras universidades. Fundou e dirigiu o Instituto Paulo Gaudencio por mais de quarenta anos.

Bem, esse é o Paulo que o país conheceu. Quero falar de um Paulo que nem todos tiveram acesso. Há 14 anos quando eu e o Ruy Leal fundamos a ONG Via de Acesso, Paulo aceitou prontamente nosso convite para participar como membro do Conselho de Administração. Foi o conselheiro mais presente em nossas reuniões. Sempre comparecia, mesmo que só pudesse, às vezes, permanecer apenas por alguns minutos.

Proferiu inúmeras palestras gratuitamente aos jovens estudantes que procuravam a nossa ONG. Sentia prazer em falar com a juventude. Gostava de mostrar os caminhos que iriam percorrer e de sugerir condutas para contornar os obstáculos que deveriam superar. Era um palestrante que abordava os temas com profundidade, mas ao mesmo tempo com humor, leveza e incomparável presença de espírito.

Seu humor inteligente

Durante um bom tempo fui apresentador de um programa de televisão –Falando com Polito. Paulo foi um de meus entrevistados. Seu humor ao dar as respostas era tão inteligente que em pouco tempo o estúdio ficou apinhado de gente. Pessoas de todos os departamentos foram chegando para acompanhar seu desempenho. No final, a reação foi uníssona: Ah, já acabou?

Quando a Editora Saraiva me convidou para coordenar a série de livros Superdicas, um dos primeiros autores que chamei foi Paulo Gaudencio. Escreveu uma obra excepcional. O melhor livro sobre liderança que conheci: “Superdicas para ser um verdadeiro líder”. Vendeu mais de 100 mil exemplares e participou de várias listas de livros mais vendidos.

Livros de Paulo Gaudencio - Reinaldo Polito - Reinaldo Polito
Imagem: Reinaldo Polito

Atingiu sucesso semelhante na publicação da sua obra na Itália. Também lá sou coordenador da série I Superconsigli, publicada pela Editora Italianova, do editor Massimiliano Pilotti. Não titubeei em sugerir que sua obra fosse editada para os italianos “I Superconsigli – Essere Leader & Motivatore – Manuale indispensabile per grandi manager”.

Eu o apresentei ainda para a minha agente literária Kátia Schumer. Ela cuidou da publicação do seu livro em língua espanhola, pela Editora Panamericana, da Colômbia “Conviértase en un verdadero líder”. Em todas as publicações tive a honra de fazer o prefácio do seu livro. Assim, mais à frente quero reproduzir o que falei desse querido amigo quando ainda estava vivo.

Contador de histórias exemplar

Quando minha mulher Marlene defendeu sua tese de doutorado, Paulo foi fundamental em seu trabalho de pesquisa. Uma entrevista que ela imaginava concluir em uma hora, levou uma tarde toda. A cada resposta ele tinha uma história cativante para contar. Era um contador de histórias exemplar. Lembro-me de uma das boas.

Ele me ligou certa vez dizendo que gostaria de publicar um novo livro. Estava indo para o hospital cuidar de um problema de saúde e queria aproveitar o tempo para rascunhar algumas páginas, talvez o livro todo. Eu fiquei preocupado. Que problema de saúde é esse, Paulo? Uma torção no joelho, ele me respondeu. Nossa, mas como foi que isso aconteceu?

Ele fez uma pausa prolongada e disse: “Quer a história verdadeira ou a heroica?” “Por que, há diferença?”. “Sim, Polito”. “A verdadeira é que eu estava fugindo de uma barata e me desequilibrei”. “E a heroica?”, eu quis saber. E ele, que já esperava a pergunta, respondeu sorrindo: “A heroica é que fui salvar minha mulher de uma barata”. Rimos muito da sua brincadeira.

Paulo Gaudencio vai fazer muita falta. Por tudo. Pela inteligência, cultura, competência profissional, amizade e magnetismo pessoal. Aqui está o prefácio que escrevi para o seu livro:

"Superdicas para se tornar um verdadeiro líder" é o melhor livro que já li sobre liderança. Paulo Gaudêncio usa toda sua experiência para mostrar, de maneira simples, prática e objetiva, como você pode se tornar um líder excepcional.

O aspecto mais admirável na obra de Gaudencio é seu cuidado em mostrar passo a passo os caminhos que você deverá seguir para ser um grande líder, sem a preocupação de modificar suas características e sem agredir seu próprio estilo de se relacionar com as pessoas.

Paulo Gaudencio conquista sucesso em todas as atividades que desenvolve, como médico psiquiatra, consultor, palestrante e escritor. Sua vida dedicada a ajudar as pessoas na superação de problemas e na identificação dos rumos para que se tornem mais eficientes e felizes nada mais é que o exemplo da sua própria conduta.

Sempre fui admirador de Paulo Gaudencio como leitor de suas obras, telespectador assíduo dos seus programas de televisão e ouvinte atento de suas palestras. Entretanto, minha admiração se tornou ainda maior depois que passei a conviver com ele ao longo dos últimos anos participando como voluntários na mesma diretoria da ONG Via de Acesso.

Sempre humilde, colaborador e prestativo, nunca usou a fama que angariou para tentar impor suas ideias. Ao contrário, sua participação nas reuniões é o testemunho de tudo o que ele prega neste livro. Exerce a liderança com naturalidade, respeitando a maneira de pensar de cada um de seus pares, levando em conta a heterogeneidade própria de um grupo formado por distintas personalidades. É um parceiro e um grande amigo.

Recebi com orgulho e alegria o convite para escrever esta introdução, pois tenho certeza de que estou dando aval a uma obra extraordinária, apresentando a você, leitor, este título da Série Superdicas e esse excepcional autor, pois tenho certeza de que vai contribuir para melhorar a vida de todos aqueles que tiverem a felicidade de ler e estudar cada uma de suas páginas.

A partir de agora, seja qual for sua atividade, você aprenderá a se comportar para desenvolver em suas ações uma grande capacidade de liderança.

Paulo Gaudencio viveu intensamente. Nos últimos dias de vida dizia que queria sair logo do hospital para continuar com suas atividades. Não saiu. Sua obra, entretanto, fará esse papel de continuar ajudando todas as pessoas que tiverem contato com seus livros, vídeos e história de vida.