IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Dez conselhos de um CEO bem-sucedido para você crescer na carreira

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

18/08/2020 04h00

Eu errei 9.000 lances na minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. 26 vezes, eu acreditei que conseguiria vencer e fui derrotado. Eu falhei uma e outra vez na minha vida. E é por isso que eu consegui.
Michael Jordan

O Via de Acesso é uma ONG administrada por importantes empresários que doam voluntariamente seu tempo, experiência e relacionamento à causa dos jovens que precisam se capacitar para o acesso ao mercado de trabalho.

De todas as minhas atividades, ser voluntário como presidente dessa ONG é o trabalho que mais me gratifica. Ajudar meninos e meninas, às vezes da periferia mais desassistida, sem nenhuma expectativa de realização, para que tenham condições de se preparar para a vida profissional é impagável.

As histórias emocionantes vivenciadas pelo Via de Acesso são incontáveis. De vez em quando vou relatar algumas delas que se transformaram em inspiração e incentivo para os jovens que estavam iniciando a vida profissional. Todas elas poderão servir de ensinamento e motivação para todos nós, profissionais de todas as idades, formação acadêmica e área de atuação.

Palestras que capacitam os jovens

Uma delas jamais escapou a minha lembrança. O Via de Acesso promove anualmente o maior e melhor fórum de carreira para jovens do país. Chegamos a ter mais de 10 mil jovens inscritos para as quatro palestras programadas em um dia de evento. Duas pela manhã e duas à tarde. Tudo de graça. Os palestrantes não cobram por sua participação e nós pedimos como ingresso um quilo de alimento não perecível para doarmos às entidades assistenciais. Já realizamos 14 programas desse tipo.

Para falar nesses eventos convidamos os melhores palestrantes e os mais importantes CEOS de grandes organizações. Eles proporcionam a um público ávido de informações conselhos para a carreira e para a vida. É como se cada menino ou menina estivesse ali na sala desses experientes gestores trocando ideias.

Alguns pegam pesado com a garotada, mas dão a eles o que pensar. Mexem com a cabeça dessa turma. Entre os diversos exemplos, lembro-me de um que foi emblemático. A palestra do presidente de uma multinacional. Essa apresentação se transformou em importante aula de vida para aquela plateia.

Acrescentei algumas informações e usei de certa "liberdade poética" para dar as minhas anotações rascunhadas certa organização. Por isso, omiti o nome do palestrante.

Onde estou e o que desejo

O palestrante começou sua palestra com um questionamento instigante: hoje eu sou presidente dessa empresa importante. Você gostaria um dia de ocupar a minha posição? Milhares de jovens, que assistiam à sua apresentação, e que apenas estavam iniciando a vida profissional, levantaram as mãos. Esse era, possivelmente, o sonho daquela garotada que lutava para encontrar um rumo na carreira.

Após alguns instantes de silêncio, aguardando que baixassem os braços, o orador continuou: eu estou aqui na ponta da pirâmide, e você, como está dando os primeiros passos, na parte de baixo, na base. Vamos analisar o que você terá de fazer para sair desse estágio inicial e chegar até o ponto almejado.

Primeiro: a posição aspirada não chegará até você

O sucesso não vai cair no seu colo. Empreenda esforços para escalar cada um desses degraus. Estou dizendo, portanto, que deverá se municiar de conhecimento e bastante energia para essa jornada. E já aviso que serão muitos os momentos em que terá vontade de desistir.

Vai imaginar a cada obstáculo, e serão muitos, que talvez não tenha competência para seguir. Resista quando esse sentimento de impotência fustigar seus sonhos de conquista. Cada um desses momentos que for ultrapassado, fortalecerá ainda mais sua confiança. Vão criar a couraça tão necessária para enfrentar os desafios que terá pela frente.

Segundo: aprenda outros idiomas

Quem aqui fala uma língua além do Português? Menos de um décimo da plateia ergueu os braços. O palestrante, talvez para não desanimar a turma, contemporizou: não se preocupe, pois ainda há tempo de suprir essa lacuna. Garanto, entretanto, que aquele que se acomodar e não aprender pelo menos mais duas línguas ficará para trás.

Só para você ter ideia, para fazer uma ficha de pedido de emprego na nossa empresa, precisa saber pelo menos mais uma língua. Levará vantagem aquele que souber mais duas. Talvez você me pergunte: mas, essas línguas serão usadas nas funções a que estão se candidatando?

Provavelmente não. É possível até que nunca precisem de nenhuma além do Português. Só que a concorrência é tão grande que decidimos usar como regra de corte o conhecimento de línguas, pois quem já aprendeu outro idioma nessa fase da vida deve estar mais bem-preparado, possui melhor potencial.

Falando em línguas, domine o Português e aprenda a falar em público. Não importa qual seja a atividade que você venha a abraçar, essa capacitação será essencial para o seu sucesso.

Terceiro: domine a informática

Quem conhece e domina a computação? Nesse caso, o número de braços levantados já aumentou de forma considerável. O presidente complementou: ótimo! Vejo que muitos já estão nessa estrada. Aviso a você, todavia, que conhecer e dominar informática não é apenas saber usar as redes sociais. Portanto, aproveite esse passo importante que já deu para aprofundar cada vez mais seu conhecimento nessa área.

Quarto: estude sempre

Quem pretende continuar estudando depois de concluir a faculdade? Apenas uma pequena parte do público se manifestou. Ele falou com seriedade: você deverá continuar estudando a vida toda. O que estiver aprendendo na faculdade hoje talvez esteja ultrapassado assim que deixar a escola. Por isso, reserve tempo para se preparar enquanto viver. Estude à noite, nos finais de semana, nas horas vagas.

Você deve estar pensando: mas e os momentos de lazer? Garanto que haverá tempo para tudo, basta que seja organizado e disciplinado. E mais, se você for apaixonado por alguma atividade, essa dedicação será prazerosa. Quem faz o que gosta jamais irá trabalhar um dia sequer na vida. Fará de sua existência um permanente momento de lazer.

Quinto: crie uma poderosa rede de relacionamento

Quem viver isolado reduzirá suas chances de sucesso. Comece desde já. Converse com as pessoas que estão ao seu lado e comece a se corresponder com elas. Troque ideias com os seus professores, quase todos são bem-relacionados. Eles poderão ser a primeira porta para que seja indicado para algum tipo de trabalho. Sem contar que esses professores, quase sempre, se relacionam com profissionais das áreas em que você deseja atuar.

Sexto: participe

Trabalhe com afinco. Seja colaborador. Toda vez que tiver oportunidade se ofereça para desempenhar algum tipo de tarefa. Esteja pronto para os trabalhos voluntários. Faça parte de todas as atividades que puder. Entre nos times de futebol, de voleibol, de basquete, atletismo; participe do coral, de concursos, de campanhas assistenciais, enfim, esteja envolvido no que puder participar. É preciso deixar de ser apenas um número na vida, e se tornar conhecido. Será mais fácil ser lembrado assim.

Sétimo: seja honesto

Seja honesto nos mínimos detalhes. Nunca saia da linha. A conduta reta construirá uma reputação sólida e admirável. As pessoas e as organizações valorizam aqueles que se comportam com retidão e comprometimento. Agir com honestidade só trará vantagem. Ainda que seja só para a sua consciência.

Não cometa deslizes nem de brincadeira. Cuidado com o que postar nas redes sociais. Hoje a sua vida é vasculhada. O que você postou é público. E mais, daqui a dez ou vinte anos tudo o que você disser ou escrever agora ficará gravado. E sua conduta poderá ser julgada lá na frente pelos descuidos de hoje,

Oitavo: não faça fofoca

Se você falar mal de alguma pessoa ausente, aqueles que estão ao seu lado poderão imaginar que fará o mesmo quando estiverem distantes. Antes de fazer um comentário sobre alguém, responda a você mesmo: se essa pessoa estivesse aqui, participando desta conversa, eu faria o mesmo comentário? Se a resposta for não, guarde para você.

Nono: divida o tempo

Já disse que é preciso se dedicar com afinco às atividades profissionais e ao estudo, mas jamais se esqueça de reservar tempo para a família e o lazer. Estude, trabalhe, dê atenção aos familiares, aos amigos e tenha instantes de lazer. Esse equilíbrio será importante para que conquiste uma vida saudável.

Aqueles que só querem se divertir, precisam se lembrar que enquanto estão curtindo a vida, sem nenhuma outra preocupação, um dia precisarão concorrer com outros que estão aproveitando o tempo para se preparar.

Décimo: faça o que tiver vontade

Ouvir conselhos como esses que estou dando pode ajudar a encontrar um bom caminho, mas ficar atento ao que diz o seu coração será ainda mais significativo. Portanto, mesmo que contrarie tudo o que as pessoas digam para você fazer, esteja certo de que suas iniciativas poderão contribuir muito para a sua realização. Pondere, reflita, avalie e, se concluir que deseja tomar determinado rumo só por preguiça, comodismo ou por medo, resista, mude a forma de pensar e tome as decisões que o tornarão uma pessoa feliz.

Com certeza aqueles que prestaram atenção e puseram em prática esses conselhos deram um norte promissor à sua vida profissional. Prepararam-se para enfrentar as dificuldades naturais que todas as carreiras apresentam. E nós na ONG Via de Acesso ficamos felizes por proporcionar essa maravilhosa oportunidade a esses jovens.

Se você for jovem, releia cada uma dessas orientações profissionais. Se você for adulto, já com quilometragem na estrada profissional, analise se seguiu esses passos, e se poderia mudar alguma conduta em tempo ainda de ser mais bem-sucedido. Se tiver filhos, parentes ou conhecidos que estejam começando a carreira, sugira que ponderem sobre cada um desses pontos. Talvez seja um ótimo exercício trocar ideias com eles a respeito da vida profissional.

Superdicas da semana

  • Nunca pare de estudar e aprender
  • Aprenda uma ou mais línguas além do Português
  • Seja voluntário nas atividades que surgirem na empresa
  • Aprenda a falar em público
  • Tenha boa rede de relacionamento
  • Não seja desonesto, nem de brincadeira

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse tema: "29 Minutos para Falar Bem em Público", publicado pela Editora Sextante. "Superdicas para escrever uma redação nota 1.000 no ENEM", "Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação", "Oratória para advogados", "Assim é que se Fala", "Conquistar e Influenciar para se Dar Bem com as Pessoas" e "Como Falar Corretamente e sem Inibições", publicados pela Editora Saraiva. "Oratória para líderes religiosos", publicado pela Editora Planeta.

Siga no Instagram: @polito

Siga pelo facebook.com/reinaldopolito

Pergunte para saber mais contatos@polito.com.br

Conheça a ONG Via de Acesso viadeacesso.org