IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reinaldo Polito

Roberto Civita faz parte das melhores histórias do nosso país

Roberto Civita em 1991, quando era diretor-presidente do grupo Abril - Carlos Goldgrub/Folhapress
Roberto Civita em 1991, quando era diretor-presidente do grupo Abril Imagem: Carlos Goldgrub/Folhapress

Colunista do UOL

09/08/2022 04h00

Não há profissão mais bela, mais interessante que a de jornalista; nenhuma exige mais talento, tato e vivacidade.
Léon Daudet

Neste 9 de agosto o Brasil comemora o nascimento de uma das personalidades mais marcantes de sua história, Roberto Civita. Nasceu no ano de 1936, em Milão, na Itália, e faleceu aos 76 anos, no dia 26 de maio de 2013.

Homem inteligente, culto e empreendedor. Na época em que faleceu sua fortuna se aproximava dos 5 bilhões de dólares, sendo destacado pela Forbes como o 258º homem mais rico do mundo.

Muito bem preparado

Seu pai, Victor Civita, proporcionou a ele extraordinária formação cultural. Falava fluentemente cinco idiomas; além de dominar o português e o italiano, se expressava também em inglês, francês e espanhol.

Seu preparo intelectual foi abrangente. Estudou Física Nuclear e se formou em jornalismo e economia nos Estados Unidos. Ali também fez pós-graduação em Sociologia. Atuou durante um ano e meio na Time, onde aprendeu o que precisava a respeito do mercado editorial.

Civita empreendedor

Aqui no Brasil fundou com muito sucesso as versões de três publicações americanas. A revista Exame, inspirada na Fortune; A Veja, na Time; e a Playboy. Em consequência da morte do pai, Victor Civita, a partir de 1990 dirigiu o Grupo Abril.

Sempre tive imensa admiração pela sua história de vida e por sua capacidade empreendedora. Um verdadeiro exemplo para todos que aspiravam concretizar sonhos de vitórias e realizações.

Civita palestrante

Em 2012, um ano antes da sua morte, realizei o sonho de conhecê-lo pessoalmente. Conversamos demoradamente. Homem simples, me tratou como se fôssemos velhos conhecidos.

Há 19 anos sou presidente da ONG Via de Acesso. Capacitamos jovens para o ingresso no mercado de trabalho. Entre as atividades de capacitação estão os Fóruns de Carreira para Jovens que realizamos anualmente. Chegamos a ter mais de 10 mil interessados em participar de cada um desses eventos.

Na 7ª edição do fórum, realizada no dia 20 de junho de 2012, no Hotel Maksoud Plaza, convidamos Roberto Civita para ser um dos palestrantes. O título do encontro foi "Virtual e humano - o que os presidentes de empresas aconselham para a sua carreira e desenvolvimento profissional".

Perfeito para o evento

Bem, não é preciso dizer que ele seria das pessoas mais indicadas para tratar desse tema. Bastaria contar um pouco da sua trajetória profissional que a palestra já teria começo, meio e fim. Mais do que falar de si mesmo, entretanto, preferiu discorrer sobre o que julgava fundamental nas pessoas que atuavam em suas empresas.

Durante a nossa conversa perguntou a respeito da minha atividade como professor de oratória. Fiquei surpreso de ele já ter ouvido falar de mim. Disse que gostou muito da minha entrevista nas Páginas Amarelas da Veja. Essa era a parte da revista que acompanhava com mais interesse.

A importância da oratória

Falou um pouco de suas experiências como orador. Revelou que saber falar em público foi uma das habilidades que mais contribuíram no desenvolvimento da sua carreira. E se pudesse dar um conselho para os jovens que estavam ali seria o de que aprendessem a se comunicar.

Ele me convidou para visitá-lo. Assim poderíamos conversar mais sobre o trabalho que eu desenvolvia à frente da ONG, especialmente das atividades que elaborávamos para ajudar os jovens a se capacitar e ingressar no mercado de trabalho.

Estava interessado também em saber como eu desenvolvia os meus cursos de oratória. Que tipo de profissional nos procurava. Ficou curioso ainda para saber mais dos livros que publiquei.

Deixou que eu falasse de mim

Enfim, uma pessoa educada, gentil e muito sensível. Em vez de falar dele, com habilidade, deixou que eu contasse um pouco das minhas vantagens. Quem não se apaixona por alguém assim?

Sua palestra foi magistral. Prendeu a atenção daquela plateia numerosa do início até a conclusão. No final, o público o aplaudiu de pé prolongadamente. Por um motivo ou outro nunca mais nos encontramos, mas o magnetismo da sua figura carismática jamais saiu da minha lembrança.

Superdicas da semana

  • Os grandes homens não precisam falar de si
  • A oratória é importante em todas as profissões
  • Nada pode ser mais gratificante que capacitar um jovem para sua carreira
  • Pessoas vitoriosas, quase sempre, nos ensinam com seu exemplo

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse tema: "Como falar corretamente e sem inibições", "Os segredos da boa comunicação no mundo corporativo" e "Oratória para advogados", publicados pela Editora Saraiva. "29 minutos para falar bem em público", publicado pela Editora Sextante. "Oratória para líderes religiosos", publicado pela Editora Planeta.