IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pré-leitura da prova é primeiro passo para ir bem no concurso; veja técnica

25/03/2015 06h00

Quem já leu o meu livro “Como Passar em Provas e Concursos” sabe o quanto sou enfático ao dizer que, para se realizar uma boa prova, são necessárias três leituras: a pré-leitura, a leitura e a pós-leitura ou leitura de revisão.

Neste artigo falarei sobre a primeira delas, a pré-leitura ou skimming, que tem um objetivo bastante diferente da leitura em si. A meta é tornar possível uma visão global e superficial do assunto.

Nessa leitura, o modo como os nossos olhos se movimentam é diferente do da leitura integral. Psicologicamente, ela é destinada a uma análise superficial do conteúdo.

Se você nunca realizou essa pré-leitura, recomendo que faça. Se não sabe como fazer, darei algumas dicas e apontamentos.

Preste atenção nos elementos em destaque

Uma prova típica de concursos possui textos e questões. A mesma técnica se aplica aos dois.

Inicialmente, observe o título e o subtítulo (se houver). Se houver fotos e negritos, de maneira geral, se atente a elas e a tudo aquilo que já estiver em destaque.

Nas questões, é comum palavras como não, incorreto e única estarem em destaque e é importante se atentar para esses detalhes, pois indicam o que a banca espera como resolução daquela questão.

Veja o texto com movimento em forma de S

Passada a etapa dos destaques óbvios, sobrevoe e explore o texto deslizando em movimento de S, ou seja, deslizando sobre as linhas impressas de maneira ampla e sinuosa, fazendo uma varredura do texto com a visão.

Durante a varredura do texto com o movimento de S, a sua atenção deve estar focalizada na identificação de palavras-chave, quer dizer, buscando um apoio seletivo nas palavras que sejam mais significativas, para que tenha uma visão global do assunto a ser abordado.

Por isso é importante analisar título e subtítulo primeiro, pois é partindo dessa informação que você poderá identificar o conteúdo do texto e suas palavras-chave se tornarão mais visíveis.

Não leia as alternativas, apenas a pergunta

No caso das questões, evite ler as alternativas, isso pode direcionar seu raciocínio e não é essa a proposta da primeira leitura. Avalie apenas os enunciados e fique atento para palavras-chave contidas nele.

Não se preocupe se perder palavras! A pré-leitura é para ser um percurso flexível, em que nem todas as palavras precisam ser apreendidas para que se consiga identificar a essência do texto. A identificação do assunto se dá a partir do reconhecimento de parte delas. Você só quer delinear os contornos do assunto nesse momento, e não compreender em profundidade. Para isso teremos a segunda leitura.

Como toda técnica, deve ser algo aprimorado com treino e prática. Portanto, nas primeiras vezes que for realizado esse sobrevoo, se alguma ideia do texto não ficar muito clara, não se preocupe! Siga as demais fases da leitura da prova, compreenda as possibilidades que esse pequeno sobrevoo pode trazer a longo prazo e faça sua prova decolar.