Está na lista de espera de um concurso? 5 erros de quem quase foi aprovado
Recebo muitos contatos de pessoas que são aprovadas em concursos, mas ficam presas ao cadastro de reserva, aguardando serem chamadas. Muitas tratam essa etapa com certo drama, dada a incerteza da convocação.
O artigo deste mês é destinado a esse público. E gostaria de começar falando que não há drama nenhum em ficar no cadastro de reserva. Drama tem quem está com uma doença terminal, quem perdeu um filho, quem está na miséria e sem nenhuma expectativa. Se você está na lista de espera, esse não é o seu caso.
Muita gente quer mudar de emprego, está insatisfeito, esperando ser chamado ou, ainda, esperando ser aprovado. Se você está no cadastro de reservas é porque já foi aprovado uma vez e isso é um diferencial importante. Seu estudo já está rendendo frutos. Às vezes, estudar e não passar faz parte, portanto, você está fazendo algo certo.
Quem vive na angústia da quase aprovação, costuma cometer os seguintes erros:
1 - Gastar energia emocional sofrendo com a expectativa de ser chamado ou não
É o drama a que muitos se referem. Infelizmente, não há muito o que fazer quando se está no cadastro de reservas senão esperar. Ligue para a instituição de vez em quando, procure se informar sobre as possibilidades de ser chamado e mantenha-se atento. Não se deixe levar por essa angústia, ela não é produtiva.
2 - Não continuar fazendo concursos
Quando se faz um concurso, o certo é continuar no estudo, treino e em novos concursos até tomar posse. Sim, nem passar, nem classificação, nem nomeação servem. Só a posse! Todo mundo que está esperando uma chamada deve continuar estudando e fazendo as provas, pois acidentes de percurso podem acontecer.
3 - Dar espaço para a falta de ânimo
Seja qual for sua posição no cadastro de reserva, é melhor você se animar, pois isto influencia no desempenho nos estudos e nos próximos concursos que irá prestar (retomando o item anterior).
4 - Embarcar na opinião de todo mundo
Os familiares, amigos e professores querem nos consolar e dar esperanças, por isso geralmente reforçam o coro do “você vai ser chamado”. No entanto, não devemos esperar que a vaga chegue, devemos ir em busca dela. Você não precisa ser convencido de que poderá ser chamado, o que você precisa é de foco para continuar estudando e ser empossado, com certeza, em uma próxima oportunidade.
5 - Ter pressa
No livro “Como Passar em Provas e Concursos”, falo muito em como a pressa atrapalha o concurseiro. Lembre-se que mais importante do que a velocidade é a direção para onde se está indo. Se seu sonho é a estabilidade, os rendimentos, os benefícios oferecidos pelo cargo público, não tenha pressa, mas antes trace um bom plano e o siga à risca.
Aprovação é um planejamento de longo prazo que envolve dedicação, compromisso, técnica e flexibilidade. A pressa não faz parte dessa equação, despreze-a.
Em meio aos erros comuns, no entanto, não é difícil ver o lado positivo em cada feedback que recebo sobre o cadastro de reservas. São contatos de pessoas que querem melhorar de vida e buscar um futuro diferente, que não se acomodam, mas aceitam os desafios do estudo, da preparação.
Estar no cadastro de reservas é uma conquista, sim. Você deve comemorar a experiência que está obtendo nessa fase, deve comemorar ter superado a pressão da família e a interna.
Acima de tudo, se você está no cadastro de reserva, é porque você está plantando bons frutos! Pode até ter cometido erros, mas estudou, fez um concurso, está mais preparado para outros. Continue sua semeadura, conserte os erros, e siga em frente que tudo dará certo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.