IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vai prestar concurso em 2016? Deixe a preguiça e o desânimo no ano passado

Getty Images
Imagem: Getty Images

William Douglas

28/12/2015 06h00

Mais um ano está chegando ao fim. Mais uma oportunidade se apresenta para rever o passado e projetar o futuro.

O final do ano é um momento de confraternização, amor, troca de presentes e das famigeradas listas. Aquelas promessas que, em geral, não se concretizam porque não estamos realmente buscando a mudança, mas uma forma de encobrir todos os problemas que identificamos, mas com os quais não sabemos ao certo como lidar, no ano que se encerra.

Falar em problemas às vésperas do Réveillon é desagradável, eu sei, mas é compreendendo e lidando com o passado que somos capazes de entender o presente e mudar o futuro. Contrariando a prática geral, não vou propor que esqueçamos de tudo, que apenas pensemos nas coisas boas, nas “boas festas”, nos fogos, e que deixemos o restante para o ano novo.

Use esse momento para definir o que é preciso para conseguir estudar mais, treinar mais e exercitar mais todo esse conhecimento. Aproveite para reconhecer o que falta para conseguir fazer exercícios físicos, pelo menos duas a três vezes por semana. Reflita se você está destinando tempo para sua família e entes queridos.

Se você é concurseiro, está acostumado com a jornada. Trata-se de luta, de persistência, de não desistir e de fazer emendas. O concurso é o portal para uma situação melhor para você, mas também um país melhor para sua família e para o povo. É um caminho que lida com reflexão constante, com autoavaliação, com flexibilidade e capacidade para mudança. O que proponho aqui é aplicar essa mesma postura para os desejos de ano novo. Proponho: problemas novos!

Um feliz ano novo não cairá de paraquedas, nem pode ser encontrado na meia que alguns reservam para as generosidades do Papai Noel. Não é apenas um slogan. É um plano, com metas e mudanças reais. “Feliz ano novo” não pode ser uma frase pronta, mas, sim, uma frase a ser construída.

Certamente, algumas atitudes e comportamentos de 2015 devem ficar em 2015. Não deixe certas posturas passarem a porta no novo ano: preguiça, desânimo, mágoas, ressentimentos, procrastinação. Escolha com cuidado que atitudes e comportamentos merecem ir para 2016... e vá além. Presenteie-se com um conjunto de atitudes e comportamentos que aproximem você do seu cargo, e não o contrário.

Todos os problemas de 2015 vão atacar e estarão à sua porta em 2016. Enfrente-os, contorne-os e descubra novos problemas, problemas positivos, como ter que escolher qual cargo parece mais adequado após ser aprovado em inúmeros certames. Problemas como ter que escolher para onde levará a família nas férias que terá quando for servidor.

Nossa história de sucesso é, de fato, um presente que recebemos de Deus e que engendramos em cada escolha de nosso cotidiano. Faça escolhas e as cumpra no cotidiano. Use o Réveillon para se (com)prometer com mudanças que tornem sua vida mais próspera e feliz, com mais saúde e qualidade nos relacionamentos, alimentação e dedicação ao estudo/trabalho.

Em 2016, liberte-se e parta para novos, e melhores, problemas.