Como funciona a calculadora para financiamento de casa própria
Essa calculadora vai ajudá-lo a estimar o quanto poderá levantar na forma de financiamento imobiliário na compra da sua casa própria. Em geral, os bancos não permitem que o indivíduo tenha mais do que um determinado percentual da sua renda bruta comprometida com financiamentos imobiliários.
Além disso, o valor total do financiamento não pode exceder 75-80% do valor total do imóvel. Isto significa que, para fazer uma simulação realista, você vai precisar dar uma entrada de pelo menos 20-25% do valor do imóvel.
Para ajustar os valores, basta movimentar as barras ou inserir os valores na caixa de texto. Completando a introdução de dados, você pode obter respostas imediatas para vários cenários alternativos: E se as taxas de financiamento forem mais altas? E se eu aumentar a entrada? E se a minha renda bruta aumentar?
Para cada um das variáveis definimos intervalos de variação em linha com o que se pode esperar no mercado brasileiro.
Entendendo como calcular o financiamento da sua casa própria
Renda bruta mensal: Aqui você deve colocar qual é o valor total da renda bruta familiar, podendo incluir apenas a sua renda e a do seu cônjuge.
% máxima da renda: Os bancos adotam limites para o cálculo das prestações do financiamento imobiliário, com o objetivo de impedir que o seu financiamento venha a comprometer grande parte do seu orçamento familiar. Em geral esse percentual varia entre 25-35% da renda bruta da sua família (sua e do seu cônjuge). Independente dos critérios adotados pelo seu banco, nós não aconselhamos que esse percentual fique acima de 25% da sua renda bruta.
Outras dívidas: Você deve incluir aqui todas as outras formas de dívidas que você já tenha contraído como, por exemplo, cartão de crédito, cheque especial, crediários, etc. Essas dívidas serão incluídas no cálculo do percentual de comprometimento da renda discutido acima.
Custos adicionais: Aqui você deverá incluir todos os outros gastos que você estima incorrer ao levantar um financiamento imobiliário, como, por exemplo, seguro de vida, de invalidez, taxa de avaliação, etc.
Prazo do financiamento: Indique aqui o prazo do seu financiamento imobiliário, em geral os financiamentos têm um prazo de duração que varia entre 12 e 30 anos.
Juro do financiamento (anual): Por se tratarem de financiamento de longo prazo, os juros de financiamento imobiliário são expressos em uma base anual.
Entrada: Optando pelo preenchimento desta variável, a calculadora trará como resultado o valor total do imóvel que poderá ser financiado. Em linha com o conceito de comprometimento de renda discutido acima, os bancos não aprovam um financiamento imobiliário para valores acima de um certo percentual do valor total do imóvel, que varia entre 40-70% sendo que quanto mais alto o valor do imóvel menor essa percentagem. Para determinar o valor total do imóvel que você pode comprar, basta somar ao valor a ser financiado o valor da sua entrada.
Valor da casa: Optando pelo preenchimento desta variável, a calculadora trará como resultado o valor da entrada necessário para que você financie sua casa própria.
Pasta 2: Tabela de Evolução do seu Financiamento Imobiliário
A tabela de evolução da dívida foi desenvolvida para ajudá-lo a acompanhar a evolução dos valores das quatro principais variáveis (período, prestação mensal, juros pagos e saldo da dívida) dessa calculadora para diferentes combinações.