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Um fenômeno: games em celular chegarão a 2,4 bilhões de pessoas em 2019

Alberto Pardo

Alberto Pardo

Alberto Pardo é um empreendedor digital, CEO e fundador da Adsmovil, Possuiu mais de 15 anos de experiência no segmento digital de e-commerce e publicidade mobile.

30/08/2019 18h14

Os números recentes publicados pelo Techcrunch impressionam. A previsão é de 2,4 bilhões de pessoas estejam jogando "mobile games" ao final de 2019. Os jogos destinados a dispositivos móveis são responsáveis por 33% do total de aplicativos baixados. Em termos de tempo gasto em aplicativos, os games só ficarão atrás dos apps de redes sociais e comunicação.

As estimativas apontam que a indústria de games chegue ao final de 2019 a um valor equivalente a US$ 152 bilhões, sendo 45% deste total, diretamente oriundos do mobile games.Apenas nos últimos 18 meses, a indústria global de games recebeu cerca de US$ 9,6 bilhões em investimentos. O volume de investimentos gerados em 2018 e 2019 é superior ao total somado dos últimos oito anos.

Com a atenção de aproximadamente um terço de toda a população global nos games, é natural que todo todas as indústrias estejam com os olhos voltados para este crescimento explosivo do "mobile gaming".

Ambiente seguro, segundo consumidores

Um ótimo exemplo é o efeito na indústria de publicidade mobile, que segue a audiência. É nítido o crescimento de marcas e anunciantes desenvolvendo estratégias de comunicação em games.

De acordo com o estudo "The Mobile Gaming", a maioria dos entrevistados (72%) joga em seus smartphones diariamente. O levantamento aponta que as principais razões apontadas pelos usuários para jogar jogos em seus celulares são "diversão", "relaxamento", "para vencer" e "exercitar a mente".

Para 73% dos entrevistados, o ambiente de mobile games é seguro. É este comportamento que torna os jogos mobile favoráveis para a conexão das marcas com seus públicos.

O estado de espírito dos usuários é um fator fundamental para uma melhor aceitação da publicidade. Outro ponto favorável à publicidade em jogos mobile é que as marcas estão cada vez mais em busca de ambientes neutros, evitando a exposição das marcas próximas de notícias negativas, por exemplo.

A indústria, sem dúvida, continuará crescendo. As grandes companhias de videogame estão apostando no lançamento de versões especiais para dispositivos móveis, atendendo à demanda dos usuários, que cada dia passam mais tempo jogando.

No que diz respeito a tendências, realidade virtual e aumentada será com certeza uma delas, assim como partidas e histórias mais curtas, que permitam acelerar o tempo e a velocidade dos jogos e incluir estímulos contínuos.

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