PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

A Companhia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ação da BB Seguridade é opção para quem quer dividendos pingando na conta

Shutterstock
Imagem: Shutterstock
só para assinantes
Márcio Anaya

Jornalista especializado em Economia, com pós-graduação em Mercado de Capitais pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) – USP. Trabalhou como repórter e editor de companhias abertas por cerca de 20 anos, integrando as redações da Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Atua desde 2018 como colaborador de portais de investimento e entidades sem fins lucrativos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/07/2022 09h00

Esta é a versão online parcial da edição desta semana da newsletter A Companhia, que analisa se é o momento ou não de comprar ações da BB Seguridade e pontos positivos e negativos da empresa. Na newsletter completa, apenas para assinantes, veja perspectivas da empresa, para qual perfil é indicada, se ela está barata e quais os valores de compra e venda recomendados. Para assinar o boletim semanal e ter acesso ao conteúdo completo, clique aqui.

Nesta semana, o destaque na newsletter A Companhia fica por conta da BB Seguridade, selecionada por Guilherme Tiglia, sócio e analista da Nord Research.

A empresa representa o braço de seguros do Banco do Brasil, um segmento de negócio que funciona de forma semelhante ao de crédito, afirma o especialista.

A diferença é que a seguradora desembolsa recursos diante de uma ocorrência, o chamado "sinistro", para pagar as indenizações. Quando isso não acontece, a companhia fica recebendo os valores contratados na apólice, como uma espécie de "juros", pelo período acordado.

"A BB Seguridade é uma empresa madura, apresenta consistência no seu resultado e sigo otimista com o case, tanto do ponto de vista operacional quanto financeiro", diz Tiglia.

A companhia obteve lucro líquido de R$ 1,2 bilhão no primeiro trimestre, com alta de 21% frente a igual período do ano passado, e o balanço do segundo trimestre está agendado para 8 de agosto.

Após queda de 27% em 2021, as ações da BB Seguridade (BBSE3) acumulam ganho de 38,4% neste ano, até 21 de julho.

Saiba mais sobre a BB Seguridade

A BB Seguridade é uma empresa de participações (holding) que concentra seus investimentos nos segmentos de seguros, previdência aberta, capitalização e planos de assistência odontológica.

Para tanto, a companhia possui parcerias privadas e negócios que fazem a intermediação de venda desses produtos.

Seu principal canal de comercialização é a rede de distribuição do Banco do Brasil.

Por que as ações da BB Seguridade são uma oportunidade para investir?

Segundo o analista da Nord, trata-se de uma companhia sólida, rentável e que apresenta boa perspectiva de resultado futuro.

"Os papéis não estão extremamente descontados, como quando observamos no começo do ano, por exemplo, mas seguem como uma oportunidade interessante para uma estratégia de dividendos."

Pontos a favor

  • Modelo de negócios defensivo e resiliente;
  • Amplo canal de distribuição, suportado pelo canal de varejo do Banco do Brasil;
  • Impacto positivo da alta dos juros no resultado financeiro, fator muito importante no setor de seguros;
  • Forte geração de caixa que se converte em dividendos.

Pontos contra

  • Risco de queda nas receitas caso ocorra uma deterioração da atividade econômica ou aumento expressivo do desemprego;
  • Aumento da sinistralidade no segmento rural;
  • Resultado financeiro pode ser afetado por cortes nos juros;
  • Chance de a corretora do grupo não renovar o contrato de exclusividade que possui com o Banco do Brasil, que expira em 2033, o que poderia prejudicar a rentabilidade.

LEIA MAIS NA NEWSLETTER