IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Autonomia do BC é aprovada pela Câmara; texto vai à sanção presidencial

03.fev.2021 - Sessão para a eleição da Mesa Diretora aberta pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) - Michel Jesus/Câmara dos Deputados
03.fev.2021 - Sessão para a eleição da Mesa Diretora aberta pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Do UOL, em Brasília

10/02/2021 21h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de aprovar o texto-base do projeto de lei complementar que prevê a autonomia do Banco Central, todos os destaques apresentados para modificar o texto foram rejeitados pela maioria dos deputados e a Câmara aprovou a matéria na noite desta segunda-feira (10). Agora, o texto segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

A matéria foi aprovada por 339 votos. O placar foi celebrado pelo governo. A votação foi a estreia do comando de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. Lira foi o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, comemorou a medida no Twitter. "Em mais uma demonstração de compromisso com o Brasil, o trabalho do nosso Presidente Bolsonaro teve mais um êxito: o projeto de Autonomia do Banco Central foi aprovado hoje no plenário da Câmara dos Deputados com 339 votos favoráveis", escreveu.

A oposição, que foi derrotada em todas as tentativas de alterar o texto em votação, disse que vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a medida. À coluna, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) afirmou que assim que a medida for sancionada entrará com uma ação para impedir que as mudanças sejam efetuadas.