IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

STF vai julgar ação contra autonomia do Banco Central até o dia 25 de junho

Presidente Bolsonaro com o presidente do BC após sancionar a lei que garante autonomia da autoridade monetária - Reprodução
Presidente Bolsonaro com o presidente do BC após sancionar a lei que garante autonomia da autoridade monetária Imagem: Reprodução

Do UOL, em Brasília

09/06/2021 15h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terão até o dia 25 de junho para incluírem seus votos referentes a ação que pede que seja derrubada a lei que prevê a autonomia do Banco Central e que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro.

Nesta quarta-feira (9), o ministro Ricardo Lewandowski incluiu o tema na pauta do plenário virtual entre os dias 18 e 25 de junho.

O julgamento trata de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que PT e o PSOL ingressaram no STF. para pedir a suspensão da lei. Os alegam que dar autonomia ao Banco Central, por estabelecer mandatos fixos, longos e não coincidentes com os do presidente da República, é inconstitucional porque retira do chefe do Executivo a autoridade sobre a definição da política econômica.

No mês passado, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, esteve com o presidente do STF, ministro Luiz Fux, para apresentar argumentos favoráveis à manutenção da lei.

O apelo da equipe econômica, que contou inclusive com pedidos do ministro Paulo Guedes, foi intensificado após o procurador-Geral da República, Augusto Aras, se manifestar no STF para que seja reconhecida a inconstitucionalidade da lei.

A avaliação de fontes do STF é que a tese para derrubar a autonomia do BC, porém, não deve prosperar.