IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Site mostra se seus dados pessoais, como CPF e email, foram vazados

Segurança de dados - Getty Images
Segurança de dados Imagem: Getty Images

Carla Araújo

Do UOL, em Brasília

28/01/2022 13h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um site, que conta com o apoio de empresas nacionais e internacionais e da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, permite com que o cidadão possa descobrir se teve algum dado pessoal exposto.

Lançada nesta sexta-feira (28) por conta do dia internacional da Proteção de Dados é hoje, a plataforma Cadê Meu Dado possibilita verificar se informações como CPF ou até e-mail foram utilizados ou acessados de forma indevida.

O site permite ainda que sejam registradas denúncias de uso indevido de informações e realiza contato entre as partes para tentar equacionar o problema.

Uma das co-fundadoras do site, a advogada Milla Cerqueira afirma que a plataforma é uma ferramenta capaz de popularizar e fortalecer a cultura de proteção de dados no Brasil. "Nosso objetivo é contribuir com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados e com todo o ecossistema", disse à coluna.