IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Guedes faz troca em secretarias da pasta; ex-sócia ganha novo cargo

Daniella Marques Consentino, assessora de Paulo Guedes - Divulgação/Ministério da Economia
Daniella Marques Consentino, assessora de Paulo Guedes Imagem: Divulgação/Ministério da Economia

Do UOL, em Brasília

02/02/2022 21h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ex-sócia e até então chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do ministro Paulo Guedes (Economia), Daniella Marques Consentino foi nomeada nesta quarta-feira (2) para o cargo de secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, em substituição a Carlos Da Costa.

A troca já havia sido decidida por Guedes no fim do ano passado, mas demorou devidos a trâmites burocráticos.

Carlos da Costa, que acumula inimizades e desgastes dentro da própria pasta, deve ganhar um cargo fora do país e ser adido comercial do Ministério em Washington. A nomeação, porém, ainda não foi publicada.

'Superego do ministro'

Daniella Marques foi sócia de Guedes antes dos dois entrarem no governo e é apontada nos bastidores de Brasília como uma espécie de "superego" do ministro.

Conforme mostrou a coluna, nesses três anos que estão no comando da economia do governo de Jair Bolsonaro, Marques ficou fora dos holofotes, porque "não gosta de aparecer", segundo colegas. Nos bastidores, porém, além de ter um canal direto com Guedes, costuma despachar também com o presidente Jair Bolsonaro, mesmo sem a presença do ministro.

Com o novo cargo, a secretária terá como desafio melhorar o diálogo com o setor produtivo e ampliar as pautas com foco no público feminino, com programas para mulheres empreendedoras.

Sachsida será substituto

Secretário de Política Econômica de Guedes desde o início do governo, Adolfo Sachsida substituirá Daniella Marques na assessoria especial do ministro.

Inicialmente, a ideia de Guedes de fazer ajustes na equipe também previa a criação de uma Secretaria Especial de Estudos Econômicos, que foi batizada internamente de S3E. A estrutura, porém, ainda não saiu do papel.

Sachsida seria o titular desta na nova secretaria, que abrigaria o comando do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), da SPE (Secretaria de Política Econômica).