IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Como uma técnica de mais de 90 anos pode ajudar você a ter mais dinheiro

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

12/08/2020 04h00

Guardar dinheiro não é fácil. Mês vem, mês vai e sempre surge a vontade de engordar o porquinho, porém isso dificilmente se concretiza. Aparecem as compras por impulso, os imprevistos, a vontade de gastar... O final do mês chega e novamente não restou um centavo guardado.

Essa situação já deve ter acontecido com você pelo menos uma vez. Gastar dinheiro gera prazer, poupar é chato - sempre existirão desculpas para abandonar o plano de investir todos os meses.

Vários métodos foram criados para ajudar quem deseja poupar sem que isso se torne uma tarefa árdua e sacrificante. Um deles tem mais de 90 anos e pode mudar completamente a forma como você cuida de suas finanças.

Pague-se primeiro

É o "pague-se primeiro": assim que receber seu salário, você vai separar e poupar pelo menos 10% dele antes mesmo de pagar qualquer conta. Essa lição é uma das mais importantes do best-seller "O homem mais rico da Babilônia", de George S. Clason. Esse livro traz diversas parábolas escritas em 1926 que até hoje são atuais e efetivas.

Aplicando o "pague-se primeiro" você evita deixar o dinheiro disponível na sua conta para gastar sem objetivos, que é o que acontece quando você deixa para poupar no final do mês.

Planejamento financeiro

É claro que antes de aplicar essa técnica é preciso percorrer alguns passos. O primeiro deles é o planejamento financeiro. Anote o quanto você gasta durante o mês e descubra o quanto pode poupar mensalmente.

Se perceber que seus gastos estão maiores que seus ganhos, faça ajustes para reverter essa situação. O erro mais comum aqui é cortar imediatamente o lazer - evite ao máximo fazer isso. Comece diminuindo os gastos fixos, aqueles que ocorrem mensalmente, como, por exemplo, a conta de água, luz e telefone.

Usando o planejamento financeiro você descobre o quanto pode guardar mensalmente sem deixar as contas no negativo. No dia que receber seu salário, separe e transfira o valor que decidiu poupar, antes mesmo de pagar todas as contas.

Foco no futuro

Fazendo isso, não só você evita gastar essa grana com coisas desnecessárias como também exerce uma atitude importante: você está colocando seu futuro e suas finanças em primeiro lugar, antes das contas e dos juros dos bancos.

Você pode transferir esse dinheiro para uma corretora de valores para investir, mas se ainda não sabe fazer isso, pode passar para a poupança do seu banco e posteriormente usar esse dinheiro para investimentos melhores.

Não se desespere

Pode acontecer que ao final do mês você não tenha mais dinheiro na sua conta. Não fique desesperado. Isso é normal e esperado, caso tenha feito o planejamento de forma correta. Caso falte dinheiro antes de receber o próximo salário, você pode retirar da poupança e ajustar seu planejamento para que isso não aconteça novamente no mês seguinte.

Se conseguir tornar essa atitude uma rotina, sua vida financeira será muito mais próspera e tranquila.

Descomplique: Como ter uma renda extra sem sair de casa

UOL Notícias