IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Estas 4 características estão presentes em todas as pessoas bem-sucedidas

Istock
Imagem: Istock

28/09/2020 04h00

O sucesso pode surgir dos lugares mais improváveis. São várias as histórias de pessoas que saíram do zero e criaram seu próprio império superando muitas dificuldades, não importa de onde vieram. Já conheci muitas histórias de pessoas que, com muita dedicação, trabalho e suor, alcançaram seus sonhos.

Hoje vou falar sobre algumas características comuns a todas essas pessoas e que são essenciais caso você queira se destacar em sua vida. Então, fique ligado para saber se tem ou não os quatro sinais que indicam que você pode ter sucesso.

1. Persistência

Se você cair mil vezes, levante mil e uma! Pessoas que vão ser bem-sucedidas sabem disso e não se deixam abalar pelas derrotas, comuns a todas as pessoas.

Quer um exemplo? Olhe a história do Jack Ma, fundador do site Aliexpress: "Falhei muitas vezes, fui rejeitado em uns 30 empregos. Tentei uma vaga na polícia, não me quiseram. Quando o KFC chegou à China, tentei um emprego lá. Eles entrevistaram 24 pessoas e contrataram 23. Eu fui o único que ficou de fora. Tentei entrar em Harvard dez vezes. Em todas fui rejeitado. Eu sei ser rejeitado".

Então, saiba: se você tem um objetivo, quer crescer na vida, enfrentará muitas dificuldades, vai cair muitas vezes e o que vai fazer toda a diferença entre você ser mais um no meio da multidão ou a próxima história de sucesso será a forma como enfrentará essas dificuldades. Se você desanimar na primeira decepção, acabou. Tem que aprender com os erros e, principalmente, não os repetir!

2. Enxergar oportunidades onde os outros enxergam dificuldades

O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade. O otimista vê oportunidade em cada dificuldade. Essa frase é de Winston Churchill e resume a diferença entre a mente de sucesso e a fracassada.

Imagine a seguinte situação: você tem um produto que acredita ser revolucionário no mercado. Começa a estudar como vai colocá-lo à venda e vê que vai precisar de uma grana que não tem. O pessimista desiste e perde a grande chance de ter sucesso, ou impõe mil dificuldades, do tipo: "Isso é muito difícil mesmo. O Brasil não é para amadores. Um dia, quem sabe, eu volto para terminar esse projeto".

Quem tem sucesso busca soluções. Funciona assim: precisa de mais grana para ir com o projeto para frente? Ok, então bora fazer hora extra, se precisar venda o carro, dê aula particular, se vire para arranjar esse dinheiro.

3. Não culpe ninguém, a não ser você

Os fracassos farão parte da sua trajetória para o sucesso. O que você não pode ficar fazendo é criar mil desculpas para o porquê de algo não ter dado certo. Nosso país é uma bagunça, nosso governo é um caos, nossa moeda não é das melhores do mundo. Isso é fato, mas você não pode ficar jogando a culpa de todos os seus fracassos para cima desses fatores.

Não deu certo? Analise suas estratégias, corrija seus erros, aprenda com a derrota. Só não fique parado, lamentando, sofrendo. Enquanto não assumir a culpa pelos seus erros, você não vai evoluir, nunca. As dificuldades estão aí, para todos, e cabe a você superá-las. E não vai conseguir fazer isso nunca enquanto estiver culpando os outros pelos seus erros!

4. Não tenha medo de mudar

Quem deseja o sucesso tem de saber que tudo pode mudar amanhã. Pode ser que você tenha de largar seu emprego para buscar uma oportunidade nova, pode ser que tenha que mudar de país, ou fazer algo que acreditava não gostar de fazer.

Aqueles que ficam parados, à espera do sucesso, vão ficar vendo a vida passar e continuarão na mesma situação que estão agora. Superação exige ação, e grande parte das vezes essa ação exige mudanças. Abra a cabeça! A inovação vai estar naqueles locais em que ninguém deseja ir, e se você for o primeiro a chegar lá, terá um mundo inteiro a conquistar.

Descomplique: Mude sua cabeça para ter um "pensamento rico"

UOL Notícias