IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descomplique

Coisas que você deve fazer assim que receber o seu salário

Getty Images
Imagem: Getty Images

28/01/2021 04h00

Dia de pagamento é um dos melhores do mês! Quem não gosta da sensação de abrir a conta e ver que está cheia de dinheiro? Porém, poucas pessoas percebem que esse é um dos momentos mais importante para a organização financeira, e qualquer erro nessa hora pode deixar suas finanças expostas até o próximo salário.

Separei algumas boas práticas que você deve ter com seu dinheiro no dia de pagamento.

Economizar

Se você quer começar a investir ou poupar dinheiro, a melhor hora para fazer isso é quando recebe seu salário. Se você espera até o final do mês para fazer isso, é natural que gaste sua grana com outras coisas. Quando não se tem o hábito de guardar dinheiro é muito difícil ver um valor parado na conta e não querer gastar.

Por isso, planeje e organize suas finanças para conseguir investir todos os meses sem ficar apertado. Assim que seu salário cair na conta, passe o valor devido para seus investimentos. Quanto mais tempo espera para fazer isso, mais difícil fica passar o mês sem gastar esse dinheiro.

Pagar as contas

Tente colocar todas as contas para vencer no mesmo dia ou pague todas elas no mesmo dia, de preferência uma data próxima da entrada do pagamento do seu salário. Dessa forma fica muito mais fácil perceber se suas contas estão em excesso e fica mais fácil controlar cada uma delas.

Praticidade e facilidade são as chaves quando falamos de planejamento financeiro e cuidar das finanças. Por isso, é muito melhor que você dedique um dia no seu mês para cuidar de tudo isso do que deixar para ficar cuidando aos poucos ao longo das semanas e correr o risco de se perder no mar de boletos.

Não seja o rei do camarote

Muito cuidado com os gastos logo após o pagamento. A sensação de bolso cheio faz com que os gastos no primeiro final de semana depois de receber sejam exagerados. Um descuido com as contas nesse momento faz com que você passe o mês contando as moedinhas.

Um modo fácil para evitar gastar demais sem perceber é separar seu dinheiro em envelopes. Crie envelopes específicos para cada setor da sua vida, por exemplo: alimentação, transporte, lazer, saúde, mercado. De acordo com o seu planejamento financeiro, você separa o valor devido a cada uma dessas classes nos envelopes.

Dessa forma você consegue enxergar claramente quanto pode gastar com lazer e alimentação sem prejudicar os outros setores da sua vida.

Não tenha preguiça ou medo de começar a controlar suas contas. O dia do pagamento é o melhor momento para cuidar do seu dinheiro e se você conseguir fazer isso de maneira correta vai fazer seu salário durar mais sem deixar de aproveitar a vida.