IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como planejar hoje mesmo uma viagem no final do ano

Getty Images
Imagem: Getty Images

22/06/2021 04h00

Com a chegada da pandemia, vários desejos e vontades tiveram de ser adiados. Encontrar os amigos, passar o domingo com a família, ir a eventos esportivos. Tudo isso aos poucos está voltando a ser como era antes com o avanço da vacinação.

Com certeza, uma das coisas de que mais sentimos falta são as viagens e, se tudo der certo, no final do ano poderemos tirar a poeira das malas e matar as saudades de conhecer lugares novos. Para que esse momento tão legal não vire uma dor de cabeça, é muito importante que você comece a planejar financeiramente essa viagem desde já, mesmo que ainda não tenha certeza do seu destino.

Essa é a hora

Uma coisa é certa: a maioria das pessoas está doida para viajar e é bem provável que os preços de hotéis e passagens subam muito nos próximos meses, até porque essas empresas precisam compensar o prejuízo que tiveram durante a pandemia. Por isso, quanto mais você conseguir juntar dinheiro agora ou fazer suas reservas, melhor vai ser para o seu bolso.

Por onde começar

O primeiro passo para começar um planejamento da sua viagem é organizar suas finanças. É fundamental saber o quanto você pode gastar para viajar e evitar ao máximo dívidas desnecessárias. Anote quanto gasta mensalmente e descubra o quanto pode economizar sem precisar fazer dívidas.

A partir disso, fica muito mais fácil decidir quais destinos cabem no seu bolso ou não. Recomendo que você pague por todas as despesas básicas da viagem (hospedagem, passeios, passagens) antes de começá-la. Assim terá mais tranquilidade com os gastos que acontecem durante os passeios.

Faça pesquisas

Para fazer isso, pesquise em sites especializados o quanto você vai gastar em média por dia no seu destino. O preço de alimentação e locomoção varia demais entre as cidades e você pode levar um susto com valores com os quais não está acostumado no seu dia a dia.

Comece a fazer as reservas e a pagar por elas desde já. Fica muito mais fácil garantir os melhores preços e evitar surpresas com preços mais altos próximo à data da viagem.

Verifique a opções

Se você está inseguro com o possível cancelamento da viagem devido à situação da pandemia, procure reservas que contam com a opção de cancelamento gratuito. A maioria das passagens e hospedagens oferecem essa alternativa e geralmente você não precisa pagar a mais por isso.

É muito mais fácil e proveitoso viajar quando você se programa com antecedência. Não deixe para a última hora, pois pode acabar pagando muito mais caro e aproveitando muito menos.