IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Poupança: o que era ruim pode piorar

Suwaree Tangbovornpichet/iStock
Imagem: Suwaree Tangbovornpichet/iStock

16/12/2021 04h00

O que era ruim vai ficar ainda pior. A poupança ficará estagnada! A queridinha dos brasileiros vai deixar ainda mais pessoas na mão e pode piorar sua carteira se você investir nela.

Mesversário

A poupança tem uma série de problemas que a tornam um mau negócio. O primeiro deles é que ela tem o que chamamos de mesversário. Você só terá acesso aos rendimentos dela se esperar 1 mês da data que investiu sua grana.

Digamos que você aplicou um dinheiro no dia 5, então agora esse será o dia do aniversário, sempre dia 5 de todos os meses. Se você pedir resgate mesmo que seja 1 dia antes do vencimento, você não terá um real de rendimento.

Rentabilidade tem teto

O outro problema é que a poupança tem um teto para seu rendimento. Isso porque existe uma regra que diz que quando a Taxa Selic estiver em 8.5% ao ou menos, a poupança vai render 70% da taxa de juros básica.

Para você entender melhor, quando a Taxa Selic estava em 7.75% ao ano, a poupança estava rendendo 5.4% ao ano; quando a taxa estava em 2% ao ano, a poupança rendia 1.4% ao ano.

Regra da poupança

Quando a Taxa Selic estiver acima de 8.5% ao ano, a poupança terá uma taxa fixa de 0.5% ao ano, mais a taxa referencial, que hoje é 0, o que dá aproximadamente 6% ao ano. É aqui que entra a pegadinha. Antes, a poupança ficava abaixo da Selic, mas seguia essa taxa, agora, ela se mantém com o mesmo valor e não sofre mais alterações.

Isso é péssimo, pois para 2022 provavelmente a Taxa Selic ficará acima dos 2 dígitos, ou seja, acima de 10% ao ano, mas a poupança se manterá firme e forte nos seus 0.5% ao mês.

Melhores opções

Para não perder mais tempo e dinheiro com a poupança, existem formas melhores e mais seguras do que ela e você pode começar a investir agora mesmo. O primeiro investimento é o Tesouro Selic, que sempre segue a Taxa Selic. É um investimento seguro, no qual você empresta uma grana para o governo fazer benfeitorias no país e receberá de volta até a data de vencimento o dinheiro mais juros acima disso.

O segundo investimento são os CDB, nos quais você empresta dinheiro para o banco e, do mesmo jeito, receberá seu dinheiro com um rendimento. Você consegue encontrar tanto CDBs quanto Tesouro Selic com liquidez diária, em que pede hoje o resgate do seu título e receberá até o próximo dia útil o dinheiro na sua conta da corretora.

Não tem mais desculpa

Sinceramente, eu entendo se você até então não conhecia outras opções e acreditava que a poupança era um bom lugar para investir. Porém, agora que já sabe que existem outros investimentos melhores e que a poupança não vai mais render, não dá para continuar deixando seu dinheiro parado.