IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

10 cursos de investimentos grátis para aprender a investir com sucesso

César Esperandio

22/05/2020 04h00

Quer começar a investir e não se sente preparado? Ou deseja aprimorar seu conhecimento para ganhar mais dinheiro com investimentos e atingir seus sonhos e objetivos? Cursos online gratuitos sobre investimentos vão te ajudar com isso.

Eu sou César Esperandio, economista do Econoweek, a tradução da economia. E agora, vou mostrar a uma seleção de dez cursos de investimentos disponíveis gratuitamente, além de dois manuais "de bolso", para você ter sempre no seu celular e poder olhar a qualquer momento.

Nenhum dos cursos listados no vídeo acima tem pré-requisitos, todos são gratuitos e são recomendados para estudantes do Ensino Médio e Superior, além de qualquer um que queira ampliar seus conhecimentos sobre investimentos.

10. Minicurso de Tesouro Direto

Esse míni curso disponível na Udemy, com uma hora de duração em vídeo, é direcionado a investidores iniciantes, que querem começar a investir em títulos do Tesouro Direto, que são os mais seguros do Brasil e permitem aportes de a partir de R$ 30.

O curso pode frustrar investidores com nível intermediário e avançado, ou quem busca ganhos expressivos no curto prazo, já que esse não é o objetivo do Tesouro Direto. Mas com certeza vai agradar quem quer dar os primeiros passos em renda fixa e títulos públicos.

9. Como fazer investimentos

Nesse curso gratuito da FGV, você vai adquirir conhecimentos essenciais para fazer investimentos, passando pelas características de diversas aplicações, especialmente as relacionadas a fundos de investimento.

8. Investimento com planejamento

Saber investir e planejar-se financeiramente é fundamental para a realização de sonhos e concretização de projetos. Esse curso da FGV mostra conceitos e métodos que ajudam a investir seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos.

Como curiosidade, que muitos perguntam, esse curso também apresenta os tipos de investimentos, passando por ações, derivativos e investimentos em ouro.

7. Começando a investir em renda fixa

Esse curso da Yubb, com 11 aulas e 52 minutos totais de duração, foi feito para você que não tem contato com o mundo dos investimentos.

Durante o curso, você vai aprender a diferença entre poupar e investir, conhecer os diferentes tipos de investimentos e suas garantias e, é claro, o passo a passo para começar a investir.

6. Começando a investir em renda variável

Para você que já tem vontade de colocar o pé em renda variável, mas ainda não tem coragem, a Yubb preparou um curso de seis aulas e 37 minutos de duração.

Durante o curso, você vai entender os principais investimentos de renda variável, incluindo fundos imobiliários, ETFs e ações, inclusive, com uma aula prática.

5. Análise fundamentalista de ações

Esse curso na plataforma Udemy, com cerca de 5 horas de duração, aborda o universo da análise fundamentalista de ações.

Dividido em oito módulos, apresenta os sete pilares da análise fundamentalista clássica, transmitindo um roteiro estruturado para quem deseja investir em ações com foco na formação de patrimônio nos médio e longo prazos.

Conhecer a empresa antes de investir é a melhor forma de mitigar riscos e maximizar a rentabilidade, que é o foco da análise fundamentalista.

A abordagem clássica já foi testada por milhares de investidores e pode ser usada para a avaliação de qualquer tipo de empresa de capital aberto.

4. Fundos de investimentos

Mais um curso rápido da plataforma Udemy.

Com 42 minutos de duração, voltado para iniciantes interessados em fundos de investimentos, as aulas mostram as características desse tipo de investimento, quais são as vantagens e desvantagens, com exemplos reais de como investir na prática e análise de fundos de investimentos.

3. Administração financeira

O curso de administração financeira do Insper tem tempo estimado de 12 a 15 horas até a conclusão e foi pensado para durar quatro semanas.

A ideia é que você aprenda a analisar os principais demonstrativos contábeis de uma empresa, como seu balanço e DRE, passando por fluxo de caixa, e ainda saiba comparar investimentos ou financiamentos a partir do valor presente líquido, taxa interna de retorno e pay back.

Essa é uma das principais ferramentas do investidor de sucesso no longo prazo: saber analisar a saúde das empresas que deseja investir via ações.

2. Matemática financeira

Para todos os cursos e para todo tipo de investimento, há um conhecimento comum que muita gente falha: a matemática financeira, a linguagem universal dos investimentos.

A CVM oferece um curso sobre o tema, começando do básico.

Esse não é um curso de investimentos, mas da principal ferramenta para você ter sucesso e fazer investimentos de qualidade, minimizando a chance de prejuízo.

1. Os primeiros passos do grande investidor

Esse curso era pago e restrito aos clientes da plataforma, mas está com acesso gratuito durante a quarentena.

Assim como em todos os outros cursos, basta fazer o cadastro no site e terá acesso a todo o material, sem precisar inserir nenhum cartão de crédito e nem realizar nenhum pagamento.

Apesar desse curso da Levante se referir aos primeiros passos de um investidor, o conteúdo é abrangente, chegando a abordar temas como investimentos e estratégias alternativas no mundo das ações, passando por derivativos e opções, que são investimentos especulativos com maior risco e grande potencial de retorno.

Com quatro horas de duração, dividido em 38 vídeos de seis minutos cada, começa pelo começo, mostrando como abrir um conta e como escolher uma corretora, apresenta os impostos e tributos dos investimentos em renda fixa, a partir dos títulos do Tesouro Direto.

Mesmo começando pelo básico, também passa por temas avançados dos investimentos. Depois de mostrar como fazer o primeiro investimento, também ensina todo o passo a passo dos fundos de investimentos, fundos imobiliários e investimentos em ações.

Bônus

Como bônus, vou deixar um material consultivo para você ter sempre no seu celular em caso de alguma dúvida. Não são cursos, mas sim arquivos PDF com um guia sobre o Tesouro Direto, fornecido pelo próprio Tesouro.

Se já fez algum curso, mas pintar qualquer dúvida na hora de investir, é só consultar esses PDFs que achará a resposta.

Mudando de assunto

No vídeo que a Yolanda deu dicas de 19 cursos grátis para melhorar o currículo, o Wesley nos lembrou da plataforma Coursera, que tem vários cursos gratuitos em inglês, o que é uma ótima maneira de aprimorar a língua.

Obrigado, Wesley!

No vídeo que contei sobre a profissão de um economista, o quê estuda e onde trabalha, o Vinícius perguntou se ele, um aluno de Contabilidade, tem chances de conseguir um emprego ligado à economia sem ter feito faculdade de Economia.

Sim, Vinícius. A maioria das vagas de trabalho não é exclusiva e são abertas para formados em áreas parecidas.

Quando abre uma vaga para alunos ou formados em Economia, normalmente também aceita quem veio de Contabilidade, Administração, Engenharia e outras áreas.

No mercado financeiro, inclusive, pouquíssimas áreas são exclusivas para economistas e todo mundo que tem as habilidades necessários é bem-vindo.

Qual curso vai fazer? Conte aqui nos comentários ou fale com a gente no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!