PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Econoweek

3 dicas para conseguir um emprego em 2021

Conteúdo exclusivo para assinantes
Yolanda Fordelone

Yolanda Fordelone

Yolanda Fordelone é economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

23/12/2020 04h00

2021 não será um ano fácil em termos de emprego. O desemprego já atinge 14 milhões de pessoas, com a taxa de desocupação em 14,4%. Alguns especialistas já falam de uma alta para 16% no ano que vem.

Ainda assim, a virada do ano traz boas oportunidades para quem busca uma oportunidade. Muitas empresas fecham o orçamento e projetos do ano seguinte e, assim, abrem novas vagas.

No vídeo acima, converso com a especialista em carreira Carolina Okubo, da página Pra Carreiras, sobre algumas dicas para quem está procurando emprego. Coloco abaixo algumas sugestões:

Não atire para todos os lados

Empresas não gostam de candidatos que não possuem foco, ou seja, quem passa a impressão de atirar para todos os lados. Isso porque aumenta a chance de a pessoa não gostar da vaga e acabar mudando de emprego. Busque vagas e empresas que realmente te chamem a atenção.

Mostre habilidades comportamentais

Para fugir do óbvio nos currículos, tente acrescentar uma pequena descrição de perfil em que "venda" suas habilidades comportamentais. Elas são cada vez mais valorizadas no mercado.

Uma boa estratégia é mostrá-las via LinkedIn, compartilhando artigos da área com comentários que mostrem um pouco a sua opinião e interesses.

Fale com pessoas da área

Fique sempre próximo a pessoas da área para que elas se lembrem de você quando surgir algo. O contato pode ser via eventos ou mesmo via LinkedIn, interagindo nas postagens relevantes da pessoa quando você tiver algo interessante para falar sobre o tema.

Uma saída pode ser ainda criar uma página sobre a sua área ou escrever artigos, mesmo que gratuitamente, para blogs já existentes. Assim, mais profissionais da área vão conhecer o seu trabalho.

Para saber mais dicas de emprego, veja o vídeo acima. Se tiver qualquer dúvida, comente abaixo ou entre em contato pelo nosso YouTube ou Instagram.

PUBLICIDADE