IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Econoweek

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conheça 3 formas de ganhar uma renda extra na Bolsa

Yolanda Fordelone

25/05/2021 04h00

Após se organizarem para economizar e começar a investir, investidores passam a buscar maneiras de potencializar seus ganhos. Uma delas é buscar formas de renda passiva na Bolsa.

A coluna separou abaixo três opções de obter renda extra na Bolsa. O conteúdo também pode ser visto no vídeo abaixo.

Dividendos das ações

Quando a empresa consegue ter lucro em certo período fica com algumas opções: guardar o dinheiro em caixa, investir no próprio negócio ou distribuir os ganhos entre os acionistas.

Quem opta pela terceira opção distribui dividendos e juros sobre capital próprio. O percentual a ser repartido depende do que determina o estatuto social da companhia, sendo que a maioria estabelece um mínimo de 25% do lucro. Algumas empresas, como elétricas, chegam a distribuir até um percentual maior.

Se você investiu olhando o longo prazo em companhias que devem crescer, em outras palavras, significa que os dividendos garantirão sua fatia do bolo.

Os dividendos são uma boa forma de ganhar renda extra. Muitas empresas pagam dividendos trimestralmente quando fecham seus balanços, mas há aquelas que pagam mensalmente, como grandes bancos

Aluguel de ações

Você investe em ações acreditando que o papel irá subir, mas tem gente que acha que a ação vai cair e quer ganhar dinheiro com isso em operações "vendidas".

Sabe o pessoal que tenta ganhar dinheiro no curto prazo, em operações arriscadas, muitas vezes até em day trades? Elas buscam ações para alugar e pagam uma taxa por isso.

Explicamos em outro conteúdo como funciona o aluguel para as duas pontas, mas o que interessa neste conteúdo de hoje é você saber que ganha um valor se alugar suas ações.

No fim, você ganha de três maneiras: com a valorização da ação se esta ocorrer, com os dividendos e com o aluguel do papel.

Para alugar suas ações, basta entrar em contato com a corretora mostrando o interesse. Ela vai te falar a taxa do aluguel da sua ação no momento.

Dividendos dos fundos imobiliários

Os fundos imobiliários, como o nome já diz, investem em imóveis. Quando o fundo tem lucro com a venda de um bem ou mesmo com o recebimento de aluguel dos empreendimentos, eles são distribuídos entre os cotistas.

Semestralmente, os fundos devem distribuir 95% do lucro, mas muitos optam por antecipar e pagar mensalmente o valor.

No vídeo acima, além de falar sobre as três formas, mostro duas ferramentas que auxiliam na escolha dos investimentos.

De qual renda extra acima você mais gostou? Comente abaixo ou nas nossas redes sociais (Instagram ou YouTube).