Graciliano Rocha

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Reportagem

Heineken nunca ganhou tanto dinheiro no Brasil como agora

A Heineken, que tem sede na Holanda, registrou crescimento orgânico de 5% na receita líquida, atingindo US$ 29,96 bilhões (R$ 179,44 bilhões) em 2024. O lucro operacional cresceu 8,3%, somando US$ 4,51 bilhões (R$ 27,02 bilhões), enquanto o lucro líquido aumentou 7,3%, alcançando US$ 2,73 bilhões (R$ 16,36 bilhões). Todos os resultados vieram acima do que esperavam os analistas.

O Brasil foi um dos motores de crescimento da Heineken na região das Américas e teve seu melhor resultado da série histórica, segundo o comunicado. Os papéis da Heineken subiram até 13% no início do pregão em Amsterdã —a maior alta intradiária desde 2008, segundo dados da Bloomberg.

De acordo com o comunicado, a marca Heineken registrou crescimento de dois dígitos pelo 11º ano consecutivo no país, enquanto a Amstel, outra cerveja do grupo, também expandiu significativamente, consolidando-se entre as cinco maiores marcas de cerveja do Brasil.

Não houve o detalhamento dos números específicos do país. A categoria premium segue como prioridade para a companhia, segundo o comunicado.

No comunicado, a Heineken menciona que a empresa fez uma parceria com a Netflix no Brasil na série sobre o tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna (1960-1994), para ilustrar a prioridade que o mercado brasileiro recebeu dos gastos de marketing da companhia no ano passado.

Desvalorização do real azedou resultado

Apesar do crescimento forte, a desvalorização do real jogou água no chope, impactando negativamente os resultados consolidados da companhia. O efeito cambial —com desvalorização de moedas em emergentes como Brasil e Nigéria (maior mercado da África)— foi um dos fatores que afetaram a receita líquida em US$ 390 milhões (R$ 2,34 bilhões).

Para mitigar esses impactos, a matriz holandesa afirma que intensificou medidas de eficiência operacional, incluindo a otimização da cadeia de suprimentos e iniciativas de "near shoring" para reduzir custos logísticos.

Segundo o comunicado de resultados, o Brasil também é um dos mercados prioritários nos investimentos em expansão industrial. A empresa está construindo uma nova cervejaria em Passos (MG), prevista para ser concluída ainda em 2025.

Reportagem

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