Graciliano Rocha

Graciliano Rocha

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Evento na USP reúne governos do Brasil e França para enfrentar má nutrição

Governos do Brasil e da França discutem formas de cooperação para enfrentar a má nutrição em todas as suas formas - da desnutrição aguda à obesidade. O debate ocorre nesta sexta-feira (30), das 10h às 12h, na Maison du CNRS da USP, com a presença de autoridades brasileiras e representantes da Cúpula Nutrition for Growth (N4G), realizada em Paris, em março.

Brieuc Pont, secretário-geral da N4G e enviado especial do governo francês, afirma que a desnutrição - em suas diversas formas, da aguda à crônica, passando pelas deficiências de micronutrientes, a supernutrição e a desnutrição dos idosos - é ao mesmo tempo causa e consequência do subdesenvolvimento. Pont alerta que esse quadro afeta crescentemente todos os países do mundo e representa um obstáculo direto à geração de riquezas que poderiam ser redistribuídas ou reinvestidas, comprometendo o potencial de desenvolvimento das nações.

Ex-cônsul da França em São Paulo, Pont afirma que Cúpula N4G conseguiu mobilizar US$ 30 bilhões para ações de combate à desnutrição global, em um esforço para acelerar o cumprimento das metas da ONU para 2030.

Também participam do evento Lilian Rahal, do Ministério do Desenvolvimento Social, e Marcelo Candido da Silva, do INCT Combate à Fome da USP. O encontro discute desde políticas públicas de segurança alimentar até os "custos ocultos" da cadeia de produção de alimentos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.