Graciliano Rocha

Graciliano Rocha

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

J&F recebe ações da Eldorado e termina uma das maiores brigas do mercado

A J&F Investimentos, holding dos irmãos Batista e controladora da JBS, anunciou, na noite de hoje, a incorporação da Prime Victory, empresa que detinha 49,41% da Eldorado Celulose e que havia sido o centro da disputa com a Paper Excellence.

Com isso, a J&F passa a deter 100% da produtora de celulose, localizada em Três Lagoas (MS), encerrando um embate societário que se arrastava há sete anos.

A Prime Victory era o veículo jurídico pelo qual a Paper Excellence, do grupo asiático APP, buscava exercer o controle da Eldorado desde 2017, quando anunciou a compra da empresa por R$ 15 bilhões.

O negócio, porém, nunca foi consumado integralmente, dando origem a uma longa batalha judicial e arbitral no Brasil e no exterior. Em maio, as partes chegaram a um acordo: a J&F compraria a totalidade da Prime Victory, pondo fim ao litígio e assumindo definitivamente o controle da Eldorado.

Segundo informação da Bloomberg, a J&F financiou a operação com um empréstimo-ponte de R$ 15 bilhões tomado junto ao Bradesco para bancar a compra das ações da Paper Excellence.

A holding também prepara emissões de títulos no mercado local ou internacional para refinanciar essa dívida, diz a agência.

A incorporação das ações que pertenciam à Paper Excellence pelos Batista foi concluída nesta terça e tem efeito imediato. Como a Prime Victory não possuía outros ativos além das ações da Eldorado, não houve alteração no capital social da companhia.

Com a operação, a J&F tornou-se a única acionista direta da Eldorado e colocou um ponto final em uma das disputas societárias mais ruidosas da década.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.