Por que a presidente da Petrobras quer capital chinês em estaleiros aqui

Ler resumo da notícia
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, defendeu que a China seja parceira de estaleiros brasileiros e injete capital na fabricação de embarcações no país, reativando a indústria naval brasileira. O setor foi à lona depois da descoberta do bilionário esquema de corrupção na estatal na década passada.
A fala de Chambriard ocorreu durante o Fórum Estratégico Brasil-China da Indústria Naval, realizado no Rio de Janeiro pela Transpetro. Segundo ela, a Petrobras não apenas busca encomendas de estaleiros chineses, mas também deseja atrair capital e formar parcerias de longo prazo com os gigantes asiáticos do setor.
A presidente da empresa ecoou uma posição defendida por Lula desde o primeiro mandato, de usar os investimentos da Petrobras para potencializar o crescimento do setor naval.
Durante o evento, as empresas assinaram um memorando de entendimento que prevê cooperação tecnológica e comercial entre estaleiros brasileiros e chineses.
Entre os estaleiros nacionais presentes estavam EBR, Rio Grande, Mauá, Enseada e Atlântico Sul. Pelo lado chinês, participaram executivos de companhias como Cosco, Offshore Oil Engineering Company, China State Shipbuilding Company e China International Marine Containers, segundo registrou a Bloomberg.
A Petrobras e a Transpetro planejam encomendar 52 embarcações até o fim de 2026, além de contratar cinco novas plataformas de produção (FPSOs) até 2030. O investimento total no programa de renovação da frota está estimado em R$ 29 bilhões.
A meta é direcionar parte relevante desses contratos para estaleiros brasileiros, desde que contem com o reforço de capital e tecnologia estrangeiros
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.