IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

João Branco

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pandemia traz uma lição sobre o tempo

Colunista do UOL

09/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tic, tac, tic, tac, tic, tac. O relógio está correndo. Sempre. Parece que foi ontem que a pandemia chegou, mas já estamos há 18 meses nessa doideira. Com a vacinação, muita gente está voltando a fazer algo que não fazia há muito tempo. E a sensação é muito esquisita. Quem finalmente voltou para aulas presenciais, fez uma viagem ou está retornando ao escritório sabe do que estou falando. Parece que dá um clique na mente, que nos mostra a velocidade com que a areia desce pela ampulheta.

O tempo é mesmo implacável. Com o passar dos anos as coisas mudam, as rugas aparecem, os cabelos ficam grisalhos, as sujeiras saem debaixo do tapete, as fichas caem.

Quanto mais velhos ficamos, mais medo temos de comer pipoca e mais valor damos a cada minuto. Cada um tem o seu jeito de lidar com isso. Uns se preocupam cedo demais, outros têm a crise da meia-idade, e ainda há os que se desesperam quando conseguem começar a imaginar o fim da linha. A covid-19 fez muita gente acelerar esse processo.

Mas no meio dessa caminhada vamos descobrindo coisas muito importantes. O tempo vai ensinando que não vale a pena nos irritarmos por bobeiras, que é fundamental cuidar da saúde e que a vida não se resume a ter mais dinheiro. Que é importante ter uma agenda produtiva, mas que é mais importante ainda ter uma vida com significado.

E quanto mais vamos descobrindo "atalhos", mais queremos compartilhar nossos aprendizados com os outros, para que eles também tenham mais satisfação. E é aqui que o relógio enguiça:

Aquele empresário do momento te inspira a trabalhar 24h por dia para alcançar o sucesso. A personal trainer que está bombando no Tik Tok disse que você precisa fazer 1 hora de atividade física por dia. Seu chefe te pede para acelerar seu conhecimento daquele idioma com apenas 3 horas de aula por semana.

Sua família quer morar num lugar bacana, que fica a uma hora de distância do seu trabalho. O livro de autoajuda lembrou da importância de ter um tempo de reflexão diária de 45 minutos. Sua médica afirmou que é fundamental um acompanhamento com exames e consultas constantes.

Seu filho quer brincar pelo menos 30 minutinhos com você antes de dormir. O mercado exige que você se atualize com algumas leituras e classes online por semana. Todos sabem da importância de dedicar um tempo de qualidade para fazer networking. Sua esposa queria tanto fazer um programa a dois por semana...

Seus amigos não param de te convidar para conhece o crossfit. E até o smartwatch fica te cobrando para ficar mais em pé. Especialistas dizem que devemos fazer algo relaxante por uma hora e tentar dormir pelo menos 8 horas para estarmos sempre dispostos. E ninguém duvida do poder criativo de um bom tempo ocioso.

Ufa! Depois de tudo isso, eu ia terminar esse artigo com uma conclusão muito interessante, mas não deu tempo. Desculpem.

Então vou te ajudar deixando 2 minutos para serem usados pensando sobre isso: e você, como está aproveitando seu tempo?

ampulheta - Felipe Tomazelli - Felipe Tomazelli
Imagem: Felipe Tomazelli