Josette Goulart

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Reportagem

Neymar passou o Nikolas. Pero no mucho.

Cheguei aos 45 minutos do segundo tempo para falar do Neymar. Tá bom, tá bom, eu concordo, já estamos nos acréscimos. Mas como Neymar passou o Nikolas nesta madrugada, a coluna está quentíssima graças ao estudo do barulho nas redes que pedi para a Timelens, consultoria da FutureBrand.

E aí, temos de um tudo por aqui. Temos os patrocinadores bolsonaristas do Neymar. Temos tretas regulatórias da Loovi. Temos Mercado Livre. Temos NetShoes e temos Puma. E como eu abusei da Timelens, temos também um panorama de como anda o BBB. E eu sei que não é surpresa para ninguém de que a coisa não está boa. E pra não ficar só no Neymar, botei um Tim Cook lá no fim também.

Correndo atrás do Nikolas

No fim da tarde de ontem, Neymar ultrapassou Nikolas Ferreira e tem agora o post de Instagram mais curtido do ano no Brasil e o sexto mais curtido do mundo. A postagem de Neymar sobre sua volta para o Santos atingiu nesta madrugada 8,9 milhões de likes superando os 8,8 milhões de likes do post de Nikolas sobre o Pix.

Ultrapassou o Nikolas, pero no mucho. O post do Pix teve muito mais engajamento em outras métricas. Enquanto o post do Neymar teve 359 comentários, o do Pix teve 875 mil. Enquanto o do Neymar teve 1,4 milhão de compartilhamentos, o do Pix teve 5,8 milhões. Batendo esses números no liquidificador, temos uma taxa de interação de 71,16% para o Nikolas contra uma taxa de 3,88% para o Neymar.

A análise foi feita a pedido desta colunitcha pela Timelens, consultoria da FutureBrand.

Agora só falta o Madero

Tem um povo que gosta de transformar tudo em política (parece a TixaNews) e agora dizem que só falta o Madero patrocinar a camisa do Santos. Explico. É que a Havan, do Luciano Hang, fechou o último espacinho de patrocínio na camisa do Santos. O véio da Havan (ele mesmo assumiu o apelido) tratou do assunto diretamente com o pai do Neymar, conhecido como Neymar Pai.

Para quem é perdido, toda essa galera estava com Bolsonaro nas últimas eleições, inclusive o Neymar que anunciou apoio e tudo o mais.

Outra nova patrocinadora da camisa é a Loovi Seguros. A empresa tem como sócio ninguém mais, ninguém menos do que Pablo Marçal (que também estava na campanha de Bolsonaro). No seu site, a Loovi inclusive diz que Neymar é um menino da Loovi e embaixador da marca.

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O Santos ainda fechou com a Viva Sorte, uma empresa de títulos de capitalização que já tem parceria com o Santos.

Denúncia contra a Loovi

Nem tudo é love na Loovi. A Fenacor, que é a federação dos corretores de seguros, entrou com uma denúncia pesadíssima contra a Loovi na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). A SUSEP é tipo o Banco Central das seguradoras. Nada pode acontecer no mercado de seguros sem ela saber ou autorizar.

Na denúncia, a Fenacor diz que o Pablo Marçal se apresenta como sócio, mas não tem registro de autorização da entrada dele na sociedade na SUSEP. A federação também questiona o marketing pesado (quantos milhões gastou só na campanha do Neymar e no patrocínio da camisa do Santos?). Segundo a Fenacor, o patrimônio registrado é de apenas R$1,3 milhão.

A Loovi fez a egípcia e não respondeu ao contato que fiz com a empresa.

Quer pagar quanto?

A Loovi eu não sei, mas o Mercado Livre gastou R$1,5 milhão em cachê para fazer a ação com o Neymar, segundo fontes. (E Neymar nem virou embaixador do Mercado Livre como aconteceu na Loovi).

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A empresa fez uma ação no dia da chegada do jogador, com direito a sobrevoo sobre o Mercado Livre Arena, e diz que viu as vendas de artigos esportivos aumentarem em 52%. O post em que Neymar recebe uma chuteira da Puma entregue pelo Mercado Livre é o trigésimo sexto post mais curtido no Brasil neste ano. (A Puma se deu bem porque nem foi a responsável por esta ação).

Nesta semana, o Meli resolveu ampliar a estratégia e fechou uma publi pelo aniversário do jogador e seu primeiro jogo com a camisa do Santos.

Puma acabou com o estoque

Em apenas uma hora, a Puma vendeu todo o estoque de chuteiras que tinha para o evento da volta de Neymar. Tudo com apenas um QR Code exibido durante a transmissão na CazéTV. "O efeito surpresa foi descobrir o quão grande o Neymar ainda está", disse Erika Cabral, que é a vice-presidente de mídia da BETC Havas, agência que atende a Puma.

NetShoes também correu

A NetShoes teve que correr para botar no ar a loja oficial do Santos. A previsão era reestrear a parceria com o clube em meados de fevereiro. Mas daí, ficaram sabendo da possível volta do Neymar e saíram se quebrando para deixar tudo pronto no fim da semana passada. O Thiago Bessa, que é gerente comercial de futebol da NetShoes, diz que valeu a pena. A nova camisa do Santos (que ninguém sabe nem como será e que custa 400 pilas) é o produto mais vendido desde sexta-feira passada dentro do portfólio NetShoes. Quem está também no top 3 é a camiseta simplona com a frase do Neymar "Eu Vou Mas Eu Volto" e que sai por 99 reais.

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Tem mais

A análise da Timelens trouxe mais dados interessantes que explicam esse sucesso todo.

Em uma semana, o assunto Neymar gerou cerca de 150 milhões de interações no Instagram (entre likes, comentários e compartilhamentos).

O perfil do Santos no Instagram saiu de 3 para 7 milhões de seguidores.

A busca por camisa do Santos no Google cresceu 1.054%.

Mas nem tudo é love na volta do Neymar. A Timelens aferiu que 39,9% das conversas sobre a volta de Neymar para o Santos eram de menções negativas.

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Not Good no BBB

Aproveitei o embalo da Timelens e pedi também uma análise sobre como anda o BBB nas redes. Como diria o Trump, Not Good. O BBB gerou 57% menos conversas nas redes sociais até agora do que no ano passado. As conversas sobre as marcas patrocinadoras caíram 25%. Como bem menciona a Timelens, o programa estreou com todas as cotas de patrocínio vendidas num total de R$1,5 bilhão.

Viram o Tim Cook?

A AppleTV simplesmente botou o Tim Cook para fazer a propaganda da segunda temporada da série Ruptura (Severance, no nome original). Sei que já devo estar atrasada nesse assunto também, mas achei o máximo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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