Neymar passou o Nikolas. Pero no mucho.

Ler resumo da notícia
Cheguei aos 45 minutos do segundo tempo para falar do Neymar. Tá bom, tá bom, eu concordo, já estamos nos acréscimos. Mas como Neymar passou o Nikolas nesta madrugada, a coluna está quentíssima graças ao estudo do barulho nas redes que pedi para a Timelens, consultoria da FutureBrand.
E aí, temos de um tudo por aqui. Temos os patrocinadores bolsonaristas do Neymar. Temos tretas regulatórias da Loovi. Temos Mercado Livre. Temos NetShoes e temos Puma. E como eu abusei da Timelens, temos também um panorama de como anda o BBB. E eu sei que não é surpresa para ninguém de que a coisa não está boa. E pra não ficar só no Neymar, botei um Tim Cook lá no fim também.
Correndo atrás do Nikolas
No fim da tarde de ontem, Neymar ultrapassou Nikolas Ferreira e tem agora o post de Instagram mais curtido do ano no Brasil e o sexto mais curtido do mundo. A postagem de Neymar sobre sua volta para o Santos atingiu nesta madrugada 8,9 milhões de likes superando os 8,8 milhões de likes do post de Nikolas sobre o Pix.
Ultrapassou o Nikolas, pero no mucho. O post do Pix teve muito mais engajamento em outras métricas. Enquanto o post do Neymar teve 359 comentários, o do Pix teve 875 mil. Enquanto o do Neymar teve 1,4 milhão de compartilhamentos, o do Pix teve 5,8 milhões. Batendo esses números no liquidificador, temos uma taxa de interação de 71,16% para o Nikolas contra uma taxa de 3,88% para o Neymar.
A análise foi feita a pedido desta colunitcha pela Timelens, consultoria da FutureBrand.
Agora só falta o Madero
Tem um povo que gosta de transformar tudo em política (parece a TixaNews) e agora dizem que só falta o Madero patrocinar a camisa do Santos. Explico. É que a Havan, do Luciano Hang, fechou o último espacinho de patrocínio na camisa do Santos. O véio da Havan (ele mesmo assumiu o apelido) tratou do assunto diretamente com o pai do Neymar, conhecido como Neymar Pai.
Para quem é perdido, toda essa galera estava com Bolsonaro nas últimas eleições, inclusive o Neymar que anunciou apoio e tudo o mais.
Outra nova patrocinadora da camisa é a Loovi Seguros. A empresa tem como sócio ninguém mais, ninguém menos do que Pablo Marçal (que também estava na campanha de Bolsonaro). No seu site, a Loovi inclusive diz que Neymar é um menino da Loovi e embaixador da marca.
O Santos ainda fechou com a Viva Sorte, uma empresa de títulos de capitalização que já tem parceria com o Santos.
Denúncia contra a Loovi
Nem tudo é love na Loovi. A Fenacor, que é a federação dos corretores de seguros, entrou com uma denúncia pesadíssima contra a Loovi na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). A SUSEP é tipo o Banco Central das seguradoras. Nada pode acontecer no mercado de seguros sem ela saber ou autorizar.
Na denúncia, a Fenacor diz que o Pablo Marçal se apresenta como sócio, mas não tem registro de autorização da entrada dele na sociedade na SUSEP. A federação também questiona o marketing pesado (quantos milhões gastou só na campanha do Neymar e no patrocínio da camisa do Santos?). Segundo a Fenacor, o patrimônio registrado é de apenas R$1,3 milhão.
A Loovi fez a egípcia e não respondeu ao contato que fiz com a empresa.
Quer pagar quanto?
A Loovi eu não sei, mas o Mercado Livre gastou R$1,5 milhão em cachê para fazer a ação com o Neymar, segundo fontes. (E Neymar nem virou embaixador do Mercado Livre como aconteceu na Loovi).
A empresa fez uma ação no dia da chegada do jogador, com direito a sobrevoo sobre o Mercado Livre Arena, e diz que viu as vendas de artigos esportivos aumentarem em 52%. O post em que Neymar recebe uma chuteira da Puma entregue pelo Mercado Livre é o trigésimo sexto post mais curtido no Brasil neste ano. (A Puma se deu bem porque nem foi a responsável por esta ação).
Nesta semana, o Meli resolveu ampliar a estratégia e fechou uma publi pelo aniversário do jogador e seu primeiro jogo com a camisa do Santos.
Puma acabou com o estoque
Em apenas uma hora, a Puma vendeu todo o estoque de chuteiras que tinha para o evento da volta de Neymar. Tudo com apenas um QR Code exibido durante a transmissão na CazéTV. "O efeito surpresa foi descobrir o quão grande o Neymar ainda está", disse Erika Cabral, que é a vice-presidente de mídia da BETC Havas, agência que atende a Puma.
NetShoes também correu
A NetShoes teve que correr para botar no ar a loja oficial do Santos. A previsão era reestrear a parceria com o clube em meados de fevereiro. Mas daí, ficaram sabendo da possível volta do Neymar e saíram se quebrando para deixar tudo pronto no fim da semana passada. O Thiago Bessa, que é gerente comercial de futebol da NetShoes, diz que valeu a pena. A nova camisa do Santos (que ninguém sabe nem como será e que custa 400 pilas) é o produto mais vendido desde sexta-feira passada dentro do portfólio NetShoes. Quem está também no top 3 é a camiseta simplona com a frase do Neymar "Eu Vou Mas Eu Volto" e que sai por 99 reais.
Tem mais
A análise da Timelens trouxe mais dados interessantes que explicam esse sucesso todo.
Em uma semana, o assunto Neymar gerou cerca de 150 milhões de interações no Instagram (entre likes, comentários e compartilhamentos).
O perfil do Santos no Instagram saiu de 3 para 7 milhões de seguidores.
A busca por camisa do Santos no Google cresceu 1.054%.
Mas nem tudo é love na volta do Neymar. A Timelens aferiu que 39,9% das conversas sobre a volta de Neymar para o Santos eram de menções negativas.
Not Good no BBB
Aproveitei o embalo da Timelens e pedi também uma análise sobre como anda o BBB nas redes. Como diria o Trump, Not Good. O BBB gerou 57% menos conversas nas redes sociais até agora do que no ano passado. As conversas sobre as marcas patrocinadoras caíram 25%. Como bem menciona a Timelens, o programa estreou com todas as cotas de patrocínio vendidas num total de R$1,5 bilhão.
Viram o Tim Cook?
A AppleTV simplesmente botou o Tim Cook para fazer a propaganda da segunda temporada da série Ruptura (Severance, no nome original). Sei que já devo estar atrasada nesse assunto também, mas achei o máximo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.