Josette Goulart

Josette Goulart

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Artplan e Jellyfish levam conta da chinesa GWM. Vem mais por aí...

As agências Artplan e Jellyfish vão dividir a conta da montadora chinesa GWM, que tem o carro híbrido Haval como campeão de vendas. A JellyFish fica com a parte digital e a Artplan, com criação e offline (TVs, out of home, rádios, e essas coisas).

O que se dizia no mercado na tarde desta quarta-feira (19) é que a chinesa fez toda a concorrência focada em preço (chinês gosta de vender a preços baixos, mas de pagar menos também).

Algumas fontes contam que a montadora chegou a sondar com algumas agências participantes se seria possível um desconto de 50% (cada agência que participou da concorrência apresentou uma proposta criativa e um orçamento fixo por mês. Mas nenhuma agência sabe o preço que a outra apresentou). Como a Artplan é líder em venda de mídia, o mercado sempre vê a agência como forte concorrente no preço. (A GWM me procurou pra dizer que não pagou barato e está disposta a gastar e que não fez concorrência pensando em preço).

Na parte de criação e offline, estavam competindo Asia (que era a dona da conta), Galeria, Mediabrands e Suno. O pitch era para o Tank, o carro que a montadora quer popularizar agora no país.

De todas as agências que estavam competindo, a notícia tem mais impacto para a Asia, um spinoff da África. É que a GWM foi o cliente fundador da agência e até outro dia era responsável por 90% do faturamento. Pensa perder isso tudo de uma vez? A conta ficou por lá apenas por dois anos e não dá para dizer que a Asia não deu resultado, já que o Haval vendeu milhares de carros no país nesse período.

Como a GWM abriu a concorrência em outubro do ano passado, deu tempo para a Asia dar uma corrida para conquistar clientes. A agência atende hoje Embelleze, Engie (de energia), jornal "O Globo" e Senna Brands.

Mas vem mais por aí...

Tem mais duas concorrências rolando. Uma eu sei que é a da Jeep e a outra não descobri ainda, mas vou descobrir. E, se você sabe, me manda um zap pra contar. Só sei que a outra não é chinesa.

Mas tem mais chinês também

Além de BYD, Zeeker e GWM, a conversa que está rolando forte é que tem mais nove montadoras chinesas conversando por aí.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.