Josette Goulart

Josette Goulart

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Fernanda Torres virou uma creator. De verdade.

Ganhadora do Globo de Ouro, indicada ao Oscar, atriz de drama, humorista, roteirista e agora creator. Nada de declamar poemas como a mãe, Fernanda Torres está criando conteúdo para o Itaú. E a coluna de hoje ainda tem o Carnaval em Cannes, a BYD estreando em Cannes, a Globo patrocinando Cannes (e eu querendo ir pra Cannes). Tem o troca-troca entre as agências David e Africa, e o TikTok começando a vender busca patrocinada, com a TIM comprando exclusividade. A coluna está imperdível. Vem ler:

De atriz de drama a creator

O Itaú está com uma aposta alta na campanha que vai lançar na próxima semana, e será com ninguém menos do que Fernanda Torres. Nada daquele estilo Fernandona de declamar poesias. A Fernandinha vai virar entrevistadora para falar de dinheiro com vários chiques e famosos (e a Adênia).

Mas a grande novidade é a Fernanda Torres virando uma creator. "De verdade", como disse a Thaíza Akemi, que é superintendente de marketing do banco.

A ideia original era falar de perrengue, e foi Fernanda que veio com essa de parar de ter vergonha de falar de dinheiro.

Toda a série foi feita em co-criação com Fernanda, que também ajudou a escolher os entrevistados, o tom das conversas e a estrutura. Ela vai falar com o agro (Chitãozinho & Xororó), com os fãs do futebol (Cazé), com a periferia e os fãs dos esportes (Rebeca Andrade), com a galera do beauty (Boca Rosa), com pessoas normais (Luiz Fernando Guimarães). Ah, e tem a Adênia.

Será que estou sendo má com a Adênia?

Estou tirando sarro da Adênia, mas ela é hoje um dos fantoches que mais repercute na geração Z e geração Millennial nas redes sociais. Adênia nasceu como mascote da marca Aff the Hype (uma papelaria digital, mas que entrega papel de verdade). Ela era a moça do marketing, CLT e essas coisas da marca. Adênia não é fraca, não. Já foi até CLT em papelaria de campanha do Nubank.

A Fernanda não conhecia a Adênia, e a Thaíza disse que os recortes das gravações entre as duas são uma das apostas do banco para fazer o assunto bombar nas redes.

Guerra dos cortes

O banco montou uma sala de guerra com a sua própria equipe de marketing, com o povo da Africa Creative (a agência que tocou a campanha) e da Conspiração Filmes para fazer recortes das gravações (a câmera não parou de gravar por três dias). Como inserir os produtos no meio do papo ficou esquisito, Fernanda sugeriu fazer uma diária extra de gravação para falar só disso. A Thaíza me contou que, a determinada altura, Andrucha Waddington disse: "Não sei se você percebeu, mas nós estamos refazendo Bombril".

Continua após a publicidade

A série foi dirigida por Andrucha, da Conspiração Filmes (marido de Fernanda), e o roteiro é assinado por Fernanda e por Paula Miller (do Que história é essa, Porchat?).

Ah, e já ia esquecendo. O Itaú também está fazendo uma releitura da palavra Feito. Se antes era o Itaú, feito para você, agora é o Tá Feito.

Ela assumiu

A propósito, Juliana Cury assumiu ontem a diretoria de marketing do Itaú (sim, ontem). Ela estava em uma espécie de quarentena desde que saiu do Santander para ocupar o lugar de Eduardo Tracanella, que deixou o Itaú no ano passado por conta da polêmica do cartão corporativo.

Nota da colunista. Obviamente, Fernanda Torres não quis dar entrevista para esta reles mortal colunista do UOL (mal sabe ela que, antes de todo mundo, eu já tinha pensado em fazer uma collab da TixaNews com ela no TikTok, quando ela estreou na rede lendo livros. Muito antes do Oscar. kkkkk. Só eu pensei, mais ninguém. Ah, e o Itaú.)

Creator x influencer em Cannes

Por coincidência, nesta semana, a Inaiara Florêncio, da agência OJU, comentou em um evento pré-Cannes Lions que a grande discussão entre os jurados da categoria Social & Creators é justamente diferenciar quem é creator de quem é influenciador. Isso faz toda a diferença na hora de escolher os vencedores da categoria.

Continua após a publicidade

(Aqui ó, Fernandinha, no ano que vem você já tem mais uma frente para concorrer em Cannes.)

Vai ter Carnaval em Cannes

No ano em que o Cannes Lions vai celebrar o Brasil e o Washington Olivettonão poderia faltar o quê? Carnaval, né? Em uma ação liderada pela FilmBrazil, o bloco O W do Brasil, comandado pelo Acadêmicos do Baixo Augusta, vai tomar a Croisette. O trio elétrico vai sair do Palais e desfilar até o Hotel Martinez (para quem nunca foi para Cannes, o Hotel Martinez é onde todos os brasileiros se reúnem no fim de noite para tomar um rosé e bater papo. Ao melhor estilo Baixo Gávea. Já fiz até um podcast com esse nome.)

Nota. Não, parece que a Alessandra Negrini não vai.

A propósito, quem não acompanha muito esse mundo do marketing talvez não saiba, mas tem o Festival de Filmes de Cannes (que o Wagner Moura ganhou como ator este ano) e, daqui uma semana e pouco, começa o Festival de Criatividade, que é chamado de Cannes Lions. É tudo em Cannes, mas são festivais diferentes.

Globo pegou a cota do Itaú

Vocês sabem que os assuntos se misturam por aqui, né? Nessa pegada, vale contar que a Globo será um dos principais patrocinadores do festival, tomando o lugar do Itaú, que no ano passado envelopou até escada rolante no Palais. A Globo está na onda da comemoração dos seus 100 anos, Brasil homenageado, e por isso vai levar até o Bonner neste ano.

Continua após a publicidade

(Mas a sensação da programação do festival será mesmo o Jimmy Fallon, que vai fazer um reality com os publicitários.)

E esse estreante aqui de Cannes?

A BYD vai concorrer pela primeira vez em Cannes. A agência We está com várias peças feitas para a montadora chinesa inscritas na premiação. Estive lá semana passada com o Armandinho Araújo e o Fabio Rosinholi e eles contaram que nunca inscreveram tantos cases da agência.

Uma das apostas é a campanha em que o personagem da novela Renascer, da Globo, que era um publicitário, assumiu na novela a conta da BYD para lançar os carros da marca.

Pelos dados da Monitor, dá para estimar que, em dois anos, a empresa tenha gasto uns R$ 700 milhões em publicidade no Brasil. Não foi de graça, literalmente, que, em apenas três anos, a BYD chegou ao sétimo lugar do ranking entre as marcas de automóveis mais vendidas no país.

E a fofoca da Africa e da David?

Sim, habemus fofoca hoje. Até que enfim. (Mas fofoca apurada, porque, né?) O zap zap da galera ferveu com a fofoca de que o Pretto e o Rog estavam saindo da David, a Mariana da Africa e o Ícaro da DM9.

Continua após a publicidade

Eis o que apurei:

O Ícaro Dória, que é o chefão da criação e copresidente da DM9, respondeu de imediato: "Oi, Jô!! Lógico q não!!!! Hahahahahah fofoca engraçada."

A Mariana Sá, que era co-chefe da criação da Africa, me ligou para dizer que está saindo mesmo. Vai tocar um projeto de construção de um condomínio nas terras da família da época do descobrimento do Brasil, em Trancoso (juro que é verdade a parte de que Mari é arquiteta. Mas não sei se a família comprou as terras na época do descobrimento).

A expectativa da Mari: fazer um anúncio pessoalmente para os clientes depois de Cannes.
A realidade: falar com os clientes diretamente do hospital (ela está com dengue) duas semanas antes de Cannes.

E agora, Gordilho?

Perguntei para o Sergio Gordilho, um dos presidentes da Africa Creative, sobre quem irá substituir a Mari e ele só disse: fechando. Mas antes de me deixar no vácuo, também lembrou que, desde 2017, tem VPs mulheres na criação, mas que elas estão indo atrás de outros sonhos (para mim ficou a deixa de que homens vão ficar no lugar).

Continua após a publicidade

E aí vem a fofoca da David

Salvo algo dê muito errado no meio do caminho, Rogério Chaves e Fabrício Pretto, conhecidos como Rog & Pretto, saem da liderança de criação da David Brasil a caminho da Africa.

A David, no entanto, não confirmou a informação (mas também não negou). A Africa não confirmou a informação (mas também não negou). E eu? Eu confirmo a informação. (Mas eles ainda estão fechando. Sempre é bom tomar vacina. Já sou gata escaldada.)

Tem um motivo para a Africa ir atrás da David. Os três líderes criativos da agência — Rog, Pretto e Marie Julie Gerbauld — foram os únicos brasileiros mencionados na lista dos 100 mais criativos da Adweek deste ano. A saída de Rog & Pretto já teve efeitos práticos na David. Marie Julie foi anunciada como a nova chefe de criação da agência, nesta semana.

E o Google que se cuide

O TikTok começou a vender anúncios na sua aba de pesquisa do aplicativo. Até que demorou! Já tem bastante tempo que as notícias dão conta de que a geração Z já substitui o Google pela busca do TikTok.

Continua após a publicidade

A Carol Boccia, presidente da BETC Havas, me contou que a TIM será uma das primeiras anunciantes dessa nova ferramenta, e a marca comprou exclusividade por um mês no segmento de telefonia. Ela conta que, diferentemente do Google, o resultado da pesquisa necessariamente precisa trazer um vídeo de algum creator. Então, além de comprar os resultados da busca, a marca precisa investir em conteúdo.

É isso! Beijo, me liga, ou me manda uma mensagem.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.