Josette Goulart

Josette Goulart

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Após escândalo em Cannes, Whirlpool manda Consul demitir agência DM9

A Whirlpool mandou a Consul "demitir" a agência DM9 depois do escândalo da manipulação do caso premiado em Cannes. A empresa americana é a dona da marca brasileira. A informação ainda não é oficial, mas me foi confirmada por fontes (bem) a par da situação (e não chega a causar surpresa na DM9).

Desde quinta-feira passada, eu pergunto à Consul se a campanha existiu, e a empresa se nega a responder sequer esta pergunta. Perguntei depois para a própria Whirlpool nos Estados Unidos, que apenas encaminhou o questionamento para a empresa no Brasil.

Num primeiro momento, a Consul tentou se distanciar do caso, dizendo que a manipulação era responsabilidade da DM9. Mas o fato é que a chefe de marketing da empresa subiu no palco de Cannes para receber o prêmio junto com a equipe da agência brasileira, demonstrando sua aprovação na inscrição do case na premiação.

A DM9 disse, no caso apresentado em Cannes, que os consumidores podiam comprar eletrodomésticos pagando com a diferença do que economizariam na conta de luz. Em seis meses, a Consul teria aumentado em 12% as vendas nas regiões em que a campanha teria sido veiculada, e mais de 1.200 pessoas teriam sido beneficiadas pela ação. Mas, até agora, a Consul não confirmou sequer se vendeu uma geladeira, quem dirá 1.200 eletrodomésticos.

A Whirlpool é uma empresa americana de capital aberto e ficou exposta com a situação de manipulação de um vídeo e da voz de uma senadora americana. Pensa.

Nesta sexta-feira, a organização do Cannes Lions retirou o prêmio da DM9, e a própria agência se antecipou e devolveu outros leões conquistados em dois casos, por entender que também estavam inconsistentes. Um deles era que a OKA Biotech teria impresso copos de plásticos retirados de sangue. É o ano das campanhas fakes em Cannes!!!

Todos os casos eram de responsabilidade do chefe de criação e copresidente da agência, Ícaro Dória. A DDB o demitiu nesta semana.

Mais cedo, a coluna também tratou do caso da LePub, que inventou a venda de 45 mil camisas do São Paulo em uma ação feita para a New Balance.

E Cannes agora quer ser ESG

A organização do evento disse que vai mudar tudo para o ano que vem e fazer inclusive todo mundo assinar um código de conduta, avisar quando usar IA e essas coisas.

Continua após a publicidade

E agora estamos assim. A qualquer minuto posso mandar uma atualização.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.