ABDI vai investir R$ 19 milhões em festival de inovação em Brasília
Ler resumo da notícia

A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) quer transformar Brasília em uma espécie de Austin do Cerrado, levando para a capital federal um ambicioso festival de inovação industrial inspirado no SWSW (South by Southwest) — evento de criatividade texano que ano que vem completa quatro décadas.
Batizado de Curicaca em homenagem a uma ave do Cerrado, o festival nasce com um orçamento próprio que pode chegar a R$ 19 milhões da ABDI. A entidade, uma empresa pública de direito privado, também busca parcerias e patrocínios com empresas privadas e públicas. Petrobras já se comprometeu a apoiar, juntamente com a Rede Globo, que será parceira de mídia.
O evento tem a ambição de ser ao mesmo tempo um showcase para o programa de "neoindustrialização" do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) — o Nova Indústria Brasil — e um palco para palestras e debates sobre indústria, inovação e sustentabilidade, com um festival cultural e gastronômico em paralelo espalhado pela cidade e regiões administrativas do Distrito Federal. Estão previstos oito grandes shows e dezenas de apresentações artísticas.
A intenção é atrair desde empresários a estudantes e universitários e aproximá-los dos tomadores de decisão em Brasília para discutir políticas públicas para a indústria e a inovação. O lançamento do evento contou com a participação da Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e da reitora da UNB, Rozana Naves.
"Não vai ser uma feira com estande e folder. Quero que a Vale traga um laboratório de realidade aumentada. Que a Embraer traga o carro voador (o E-vtol)", diz o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, em um esforço para evitar que o evento seja visto como institucional ou 'chapa branca'. "O debate sobre inovação na indústria tem que envolver a sociedade para fazer sentido", completa.
O evento tem a ambição de entrar para o calendário da capital, e Cappelli fala em atrair 100 mil pessoas ao longo de cinco dias, de 7 a 11 de outubro. Pelo menos 60 mil já estariam garantidos com estudantes da rede federal de ensino superior e técnicos, os IFs (Institutos Federais). Isso porque em paralelo ao Curicaca, será realizado o Conecta IF, um encontro das IFs que será retomado após três anos de pausa por falta de recursos.
*A jornalista viajou a Brasília a convite da ABDI
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.