IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

China, Black Friday e transição no Brasil são destaques do dia

25/11/2022 09h15

Assista ao vivo aos destaques dos mercados hoje, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 9h30, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados.

Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Os destaques do dia são:

-As Bolsas mundiais operam em alta nesta sexta-feira (25) na Europa e EUA, onde os mercados acionários retornam depois do feriado da véspera, mas fecharão às 15h, em pregão mais curto por conta da Black Friday.

-Aqui no Brasil, os investidores seguem atentos a evoluções da PEC da Transição, cuja apresentação ficou para a semana que vem. Mas o grande foco do mercado é a possibilidade da dobradinha Fernando Haddad e Pérsio Arida na composição do futuro ministério do governo Lula. Haddad participa nesta sexta de encontro com dirigentes de bancos, em evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no qual o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também fará palestra. Ainda não há uma definição oficial sobre quem será o ministro da Fazenda do governo Lula.

-Na Ásia, com exceção da China, tivemos dia de queda nos mercados asiáticos, com os seguidos aumentos de casos diários da covid-19 em território chinês, o que pesou nas cotações de empresas de tecnologia. Ainda no território chinês, foi anunciada a redução da taxa compulsória dos bancos em 0,25%, irrigando a economia local em aproximadamente 500 bilhões de iuanes (68,9 bilhões de dólares). Quem segue se beneficiando das medidas de estímulo são as ações do setor imobiliário e o minério de ferro, que subiu por mais um dia, em alta de 3,27%, em Dalian.

-O petróleo do tipo Brent (referência internacional) subia 1,50%, a US$ 86,62, com dados positivos do PIB alemão, que sugerem uma recessão menos intensa, o que demandaria mais petróleo, em uma retomada mais rápida das economias globais.

-O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha veio melhor que o esperado, com alta de 0,4% ante estimativa de 0,3%. Economistas locais avaliam que este pode não ser o último número positivo do PIB alemão, o que mantém o fôlego comprador nesta manhã.

-Nos EUA, sem dados relevantes a serem divulgados por lá, as bolsas oscilam entre leves altas e quedas.

- No Brasil, hoje também é dia de Black Friday.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.