IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Combate à inflação e arcabouço fiscal são os destaques do dia

22/05/2023 08h25

Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.

Assista ao vivo aos destaques dos mercados hoje, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos mais abaixo e tenha um bom dia de investimentos:

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reiterou seu discurso de cautela. Na sexta-feira passada (19), Campos Neto afirmou que é preciso perseverar no combate à inflação diante de núcleos muito altos e uma economia resiliente.

A discussão política do arcabouço fiscal deve acontecer no plenário da Câmara entre terça (23) e quarta-feira (24), segundo o presidente da casa, Arthur Lira. Se aprovado pelos deputados, o texto segue para o Senado.

Na agenda econômica, serão divulgados o IPCA-15, INCC e o índice de confiança do consumidor da FGV.

Hoje o mercado futuro das bolsas norte-americanas amanhecem com pouca alteração, enquanto na Europa alguns dos principais índices estão em queda. Na sexta-feira as conversas entre republicanos e democratas sobre o teto da dívida não avançaram e o mercado continua atento a isso. Se não houver acordo até o dia 1º de junho, pode haver um calote histórico nos Estados Unidos, trazendo ainda mais pessimismo ao mercado.

A agenda de indicadores econômicas nos EUA tem três destaques: a ata do Fomc, que trata sobre expectativa de juros no país; o índice de inflação PCE, que é monitorado pelo Fed, o banco central norte-americano; e a revisão do PIB do 1º trimestre. A maioria dos dados sairá na quinta-feira.

Na Ásia, os mercados iniciam a semana em alta. Notícias de que os bancos chineses mantiveram sua taxa de juros inalterada e a visita surpresa do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky em reunião do G7, teria dado ao primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, suporte para convocar uma eleição antecipada.

Do lado das commodities, o minério de ferro cai pelo 3º dia seguido, com decepção da temporada de construção na China. Já os preços do petróleo seguem o ritmo de preocupações com uma desaceleração econômica e operam de lado nessa manhã.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.