Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Ibovespa hoje: Aprovação de regra fiscal e dívida dos EUA são os destaques
Esta é a versão online da newsletter Por Dentro da Bolsa enviada hoje (24). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
Na noite desta terça-feira (23), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do novo arcabouço fiscal. O projeto foi aprovado depois de conseguirem condicionar que o aumento de gastos em 2024 seja feito somente com aumento de receitas.
A mudança foi feita para mostrar que o governo está comprometido com um controle de gastos um pouco mais realista. Nesta quarta-feira, haverá ainda a votação de outros destaques que podem resultar em mais alterações ao texto.
A aprovação do arcabouço fiscal indica que o pregão de hoje pode ser melhor do que no exterior. Pela manhã, o mercado futuro das Bolsas norte-americanas amanhece em baixa, enquanto as bolsas europeias caem. O motivo é o impasse sobre a dívida dos EUA e a inflação no Reino Unido acima das estimativas.
Dados da inflação britânica fazem o mercado elevar as apostas em uma alta de juros do Banco da Inglaterra. Apesar de ter saído dos dois dígitos, a inflação no Reino Unido está em 8,7%, um dos maiores patamares dos últimos 30 anos.
Nos EUA, hoje sai a ata do Fomc, o comitê de política econômica, às 15h. O relatório deve mexer com os mercados com suas perspectivas para aumento ou corte de juros em meio a inflação ainda persistente.
Do lado das commodities o minério de ferro continua caindo forte. Segundo o maior produtor global de aço, a empresa chinesa Baowu Steel Group, o consumo do setor imobiliário e de veículos está relativamente baixo e a demanda tem vindo menor do que a esperada.
Empresas
A notícia impacta as ações da Vale, que estão refletindo essa forte queda do minério e podem continuar em baixa nas próximas semanas. A informação também puxa as bolsas asiáticas que encerram o pregão em queda.
Outras notícias
Arcabouço fiscal: 3 pontos para entender o texto aprovado na Câmara. Leia mais
Veja as alterações do novo texto do arcabouço fiscal aprovado pela Câmara. Leia mais
Quais aliados traíram governo, e quem do PL de Bolsonaro aprovou arcabouço. Leia mais
Lira: Placar de 372 no arcabouço não significa tamanho da base do governo. Leia mais
As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.